Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

OAB defende cumprimento da Lei do Gabarito, que proíbe ‘espigões’ na orla

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino; o secretário-geral, Rodrigo Farias; e a secretária-geral Adjunta, Larissa Bonates; se reuniram, nesta terça-feira  (23), com a promotora de Justiça, Cláudia Cabral, que atua na área do meio ambiente e patrimônio social de João Pessoa, para debater parcerias e ações institucionais conjuntas, sobretudo em temas de interesse da sociedade, a exemplo da construção de prédios na orla da capital.

Sobre as questões referentes a altura máxima das construções na orla de João Pessoa, Harrison Targino ratificou o posicionamento da OAB-PB pelo cumprimento da Lei. O presidente da OAB-PB lembrou que em 2023 a Seccional, por meio de inquérito civil, provocou o MPPB para investigar construções irregulares da orla paraibana, o que resultou nas ações atuais.

A OAB-PB defende o cumprimento da ‘Lei do Gabarito’, que restringe a 12 metros e 90 centímetros qualquer edifício construído a beira-mar do litoral paraibano. No início deste mês, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) se posicionou em defesa da legislação vigente, inclusive sugerindo a demolição de prédios irregulares.

“Tem que se imaginar que cumprir lei é obrigação. Difícil transigir em relação à descumprimento da lei, sob pena de se tornar estímulo a outros fazerem as mesmas medidas, os mesmos desvios, as mesmas ilegalidades”, disse o presidente da OAB-PB, Harrison Targino.

A promotora Cláudia Cabral, por sua vez, destacou a importância das parcerias institucionais com a OAB-PB em prol da sociedade paraibana. “O Ministério Público, através da minha pessoa, veio fazer uma visita institucional à presidência da OAB, por entender que é importante essa comunicação entre instituições, especialmente em temas de grande valia para a sociedade”, disse. “A OAB, também através da Presidência, dentro dos autos do inquérito civil já instaurado no Ministério Público, também ofereceu manifestação solicitando que fosse vista a questão do gabarito”, acrescentou a promotora.

A conselheira federal e presidente da Comissão Especial de Mudanças Climáticas e Desastres Ambientais da OAB, Marina Gadelha, afirmou que a OAB-PB e MPPB estão cumprindo o seu papel institucional. “O papel de defesa da Constituição Federal, da Constituição do Estado, do Plano Diretor, e o papel de defesa da sociedade”, pontuou.  

“É muito importante a gente verificar que isso tudo está muito relacionado. O plano diretor, por exemplo, é uma norma que depende de debate público, de audiências públicas, de estudos, e que nós estamos aqui para defender a legalidade, para defender a regularidade. Isso demonstra que tanto o Ministério Público, quanto a própria OAB estão cumprindo o seu papel”, acrescentou.

Também participaram da reunião, que aconteceu na terça-feira (23), a conselheira federal e presidente da Comissão Especial de Mudanças Climáticas e Desastres Ambientais da OAB, Marina Gadelha; e o presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-PB, Talden Farias.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

cachorro marley resgatado galo na cabeca

Cachorro é resgatado com “galo” na cabeça e tutora faz campanha para custear internação

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada_

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada

panta

Auditoria do TCE-PB dá parecer sobre São João de Santa Rita e Prefeitura diz que festa está mantida

Nível das águas do Guaíba continua em queda FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Nível das águas do Guaíba, no Rio Grande do Sul, continua em queda

computador estudos FOTO Pixabay

Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

giuceliaazul

Giucélia Figueiredo, ex-presidente do Crea-PB, lança candidatura a conselheira federal e promete transformação

dinheiro_real FOTO Pixabay

Adolescente confessa envolvimento em roubo de R$ 20 mil após invasão a obra em João Pessoa

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio FOTO santo andre depressao

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Polícia pende investigados por roubos a político, comerciantes e proprietários rurais em Mamanguape

Luciano Cartaxo 2

Ex-prefeito Luciano Cartaxo é internado em João Pessoa