Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Justiça mantém pena de policial militar acusado de exigir quantia indevida

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Por unanimidade e em harmonia com o parecer do Ministério Público estadual, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve a sentença do juiz da Auditoria Militar da Comarca da Capital que condenou Delmo Ferreira da Silva a uma pena de 4 anos e três meses de reclusão, em regime inicialmente semiaberto, pela prática do crime previsto no artigo 305 do Código Penal Militar (exigir quantia indevida). O relator foi o desembargador Carlos Martins Beltrão.

Narra a peça acusatória que, no dia 20 de março de 2014, por volta das 10h, o denunciado teria abordado a vítima Maria das Neves Oliveira da Silva, que estaria em uma motocicleta pilotada por seu filho menor de idade, nas ruas de Logradouro, cidade de Caiçara, sem uso de capacete e com o condutor usando sandálias, o que seria proibido, ocasião em que o policial a chamou para o destacamento da polícia e, lá, exigiu uma quantia em dinheiro para resolver a situação. Que a vítima, com medo de ser presa e já muito nervosa, entregou ao policial militar todo o dinheiro que estava no seu bolso, o equivalente a R$ 400,00.

Inconformado com a sentença condenatória, o militar recorreu (Apelação Criminal nº 0021003-06.2015.815.2002), requerendo a desclassificação do crime do artigo 305 do CPM para a conduta prevista no artigo 308, § 2º (corrupção passiva privilegiada) do mesmo diploma legal, ao argumento de que não restou provado que o apelante teria exigido a quantia recebida.

Alternativamente, argumenta que a pena não poderia se afastar do mínimo legal, porque não foi submetida ao colegiado, em audiência, pelo que pede sua redução, uma vez que entende violados os princípios da fundamentação e da publicidade das decisões judiciais, “uma vez que não há na ata da audiência de julgamento nem a coleta dos votos, nem as decisões de cada juiz militar.

Inicialmente, o relator afirmou que não houve violação aos princípios da fundamentação e da publicidade. “A decisão restou devidamente fundamentada e pautada em dados concretos do processo, observando os comandos da lei, especialmente, a fixação da pena e a publicidade das decisões, uma vez que foi proferida, e lida, em audiência, na presença dos juízes militares, do próprio acusado e de seu advogado, não havendo que falar em ofensa aos princípios constitucionais citados no apelo”, enfatizou.

Ao analisar o mérito, o desembargador Carlos Beltrão disse que não há como acolher a tese da defesa de desclassificação para o delito de corrupção passiva privilegiada, posto que as palavras da vítima, em delitos desta natureza, possuem força probante, especialmente, quando o apelante não conseguiu provar suas alegações. “Impossível se torna a desclassificação pretendida, porque ficou provado nos autos que o apelante “pediu” (leia-se, exigiu) uma quantia para que não autuasse a vítima”, ressaltou.

Com relação ao pleito subsidiário de redução da pena, o relator falou que não merecia prosperar, diante do fato de que a decisão condenatória se apresenta, tecnicamente, perfeita, observando a prova colhida e o critério trifásico de fixação da reprimenda, que, diante de circunstâncias desfavoráveis ao agente, justifica a pena acima do mínimo legal.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

Dia D contra a gripe - mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Cineasta Toni Venturi FOTO redes sociais

Cineasta Toni Venturi morre aos 68 anos; velório será na Cinemateca

irã FOTO Pixabay

Helicóptero com presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sofre acidente

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Aposta de Casserengue ganha prêmio na Mega-Sena

porto alegre RS FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

estrutura sao joao santa rita pb_

Prefeito sinaliza que vai descumprir recomendação do TCE-PB e realizar São João ‘milionário’

viaturas policia militar

Polícia localiza fugitivo em área de caatinga após troca de tiros em Malta

ator tony ramos FOTO tv globo

Tony Ramos deixa UTI e apresenta melhora progressiva

cachorro marley resgatado galo na cabeca

Cachorro é resgatado com “galo” na cabeça e tutora faz campanha para custear internação

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada_

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada