Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com os 223 municípios, realizou, neste sábado (18), o “Dia D de Vacinação contra Influenza (gripe)” em todo estado. Os dados parciais de 196 municípios informam que foram aplicadas, no total, 64.736 doses de vacina, sendo 56.061 doses para influenza e 8.675 doses para vacinas de rotina.

Este dia D de vacinação contou com a presença do Zé Gotinha, que visitou junto com secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, vários pontos de vacinação em Campina Grande. O secretário agradeceu a todos os trabalhadores de saúde envolvidos no Dia D e à população que atendeu ao chamamento, principalmente neste momento em que o estado decretou situação de emergência devido à alta circulação dos vírus das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs).

De acordo com ele, o objetivo da SES, junto aos municípios, foi de ampliar a cobertura vacinal para síndromes respiratórias, como é o caso da influenza, que podem causar consequências respiratórias, evoluir para graves complicações, por isso a população deve tomar vacina contra a gripe. “A participação da população no Dia D de vacinação foi muito importante, pois vacina salva vidas e é uma forma de prevenir doenças. A mobilização realizada neste sábado reforça a importância da vacinação e amplia a cobertura vacinal para população paraibana, principalmente de crianças, idosos, gestantes e puérperas que são as pessoas com maior vulnerabilidade para hospitalização e agravamento da doença”, disse.

A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus.

A chefe do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara, reforçou que a vacina contra a influenza continua disponível nas Unidades de Saúde da Família dos 223 municípios paraibanos, durante todos os dias da semana, e que a campanha de vacinação contra a influenza vai até o dia 31 de maio.

“Toda a população deve se vacinar, sobretudo a que forma o grupo prioritário, mas lembramos que, dentro desse grupo, os idosos, as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas são as pessoas com maior vulnerabilidade para hospitalização e agravamento da doença que pode levar a óbito. A população que não tomou a vacina deve procurar a unidade mais próxima para tomar a sua”, pontuou.

Quanto à cobertura vacinal neste dia D de vacinação contra a influenza, a Paraíba está até o momento com a cobertura total de 39,88% (Idosos: 40,01%; Crianças: 38,75%; Gestantes: 37,45%; Puérperas: 28,48%; e População indígena:62,84%), entretanto a meta é de vacinar pelo menos 90% desse público-alvo.

Neste Dia D, os cinco municípios que mais vacinaram contra a influenza foram Campina Grande (6.105 doses), Patos (4.890 doses), João Pessoa (4.489 doses), Sousa (3.558 doses) e Sapé (2.016 doses).

Influenza

O público-alvo da Campanha de Vacinação contra Influenza é formado por: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhador da saúde; gestantes e puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UEPB: uma crise democrática

Confusão continua: TRE nega ter chancelado posse de Raissa Lacerda na Câmara

Anteriores

Cagepa PB

Começam hoje inscrições para concurso da Cagepa com 80 vagas e salários de até R$ 12 mil

boaventura

Auditor do TCE é barrado em Boa Ventura e aciona MP e polícia para checar finanças

f13594e09cbba8986323e3cf52d2a445

João surpreende e nomeia Arymatheus para Saúde e Miguel Ângelo para Desenvolvimento Econômico

WilsonfilhoRepublicanoss

João Azevêdo anuncia Wilson Filho e Edilson Amorim para a Educação da PB

joao-azevedo-paraiba

João Azevêdo anuncia investimentos e credenciamento de entidades para o Programa de Aquisição de Alimentos

aaada

Professores e servidores da UFPB e do IFPB convocam imprensa para entrevista coletiva nesta quinta

aditivo-sao-joao-cg

MPPB, órgãos e empresa assinam Termo Aditivo sobre segurança durante o São João de Campina Grande

cumprimento-decisao-boa-ventura

MPPB tem pedido deferido pela Justiça e garante auditoria do TCE na Prefeitura de Boa Ventura

cópia-de-casa-da-pamonha1

Procon-JP realiza pesquisa no valor das comidas típicas durante os festejo juninos

trt

TRT acata recurso e anula decisão de juiz após parto de advogada