Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

STF tem maioria para retirar mandato de sete deputados federais

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (21) maioria de votos no julgamento que pode retirar o mandato de sete deputados federais.

Seis dos onze ministros votaram para mudar o alcance da decisão da Corte que derrubou as atuais regras para distribuição das chamadas sobras eleitorais para cálculo das vagas na Câmara dos Deputados. As regras são usadas para cálculo das cadeiras que devem ser preenchidas por candidatos eleitos nas casas legislativas.

Apesar do entendimento formado, o julgamento virtual foi suspenso por um pedido de destaque do ministro André Mendonça. Com a paralisação, o julgamento será retomado no plenário físico. A data ainda não foi definida.

Em fevereiro deste ano, os ministros mantiveram no cargo sete deputados eleitos em 2022 que seriam afetados pela anulação das regras sobre as sobras e entenderam que a decisão deve ser aplicada nas futuras eleições. Contudo, a Rede Sustentabilidade, o Podemos e o PSB recorreram para defender a aplicação para as eleições de 2022 e retirar o mandato dos parlamentares.

Até o momento, os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Nunes Marques, Dias Toffoli e Cristiano Zanin votaram para aceitar os recursos.

Quem pode sair

A decisão do STF pode retirar o mandato de sete deputados federais, segundo cálculos preliminares apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com a possível mudança, a bancada do Amapá na Câmara, formada por oito deputados, será a mais atingida, provocando a troca de metade dos parlamentares. As alterações atingem os atuais deputados Dr. Pupio (MDB), Sonize Barbosa (PL), Professora Goreth (PDT) e Silvia Waiãpi (PL).

Mais três deputados podem perder os mandatos: Lebrão (União Brasil-RO), Lázaro Botelho (PP) e Gilvan Máximo (Republicanos-DF).

Entenda

Em fevereiro, os ministros julgaram ações protocoladas pelos partidos Rede Sustentabilidade, Podemos e PSB para contestar trechos da minirreforma eleitoral de 2021. A Lei 14.211/2021 reformulou as regras para distribuição das sobras eleitorais.

Antes das alterações, todos os partidos podiam disputar as sobras eleitorais, que são calculadas pela Justiça Eleitoral para ocupar as vagas que não foram preenchidas após o cálculo do quociente eleitoral, critério principal para definir a vitória dos parlamentares nas eleições. Com a nova lei, somente candidatos que tiveram votos mínimos equivalentes a 20% do quociente eleitoral e os partidos que obtiverem mínimo de 80% desse quociente passam a disputar as vagas oriundas das sobras.

A decisão do Supremo permite que todos os partidos e candidatos possam concorrer sem restrições em uma das fases de distribuição das sobras eleitorais.

Os deputados federais são eleitos de forma proporcional. Para assumir a cadeira, o parlamentar precisa obter uma quantidade mínima de votos, que contarão para a distribuição de vagas disponíveis na Câmara.

 

 

 

Por Agência Brasil

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após denunciar falsificação de documentos, Pablo Honorato é demitido da UFPB por Valdiney

UEPB: uma crise democrática

Confusão continua: TRE nega ter chancelado posse de Raissa Lacerda na Câmara

Anteriores

mst

Cinco pessoas são presas suspeitas de envolvimento no assassinato do líder do MST na Paraíba

bddf8c03-6651-0d87-a813-963f308fd15c

Campanha de Vacinação contra Influenza em João Pessoa termina nesta sexta

WhatsApp Image 2024-06-27 at 17.47.33

Crea-PB fazendo história: Instituição lança Congresso Estadual de engenharia, agronomia e geociências

estac

Lei que prevê gratuidade no estacionamento de universidades na PB para alunos é suspensa

443553902_1113253806416839_3335779185374074008_n

Dissidentes desautorizam negociação do PSOL com Cartaxo e defendem candidatura própria

combateLGBTfobia_CentroLGBT_foto_dayseeuzebio-4-scaled

Prefeitura de João Pessoa promove ação em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

nominando

Nominando comenta chegada à prefeitura da capital e revela que não receberá salário

0d67c860-fd15-45a2-90ec-fa1d2ad63b47

Paraíba insere mais três cidades no Mapa do Turismo Brasileiro

vald

Morre, em João Pessoa, o encenador Vladimir Santiago

Gervásio Maia e Levi Firmino

Gervásio Maia visita Hospital Geral de Taperoá e anuncia investimentos