Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Após denunciar falsificação de documentos, Pablo Honorato é demitido da UFPB por Valdiney

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O servidor técnico-administrativo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Pablo Honorato, foi demitido nesta quinta-feira (20) pelo reitor Valdiney Gouveia, sob a acusação de insubordinação. A demissão ocorreu após Pablo ter denunciado a falsificação de documentos no âmbito da instituição.

Pablo Honorato, que também foi candidato a prefeito de João Pessoa pelo PSOL e atualmente está filiado ao PT, havia recentemente declarado apoio à chapa de Terezinha e Mônica. Conhecido por seu histórico de militância e atuação política, após ter sido requisitado pelo Ministério Público Federal (MPF) para atuar no gabinete do procurador da república, José Godoy, Pablo havia sido designado pelo superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Emanuel Braga, para exercer uma função de chefia na instituição.

A denúncia apresentada por Pablo envolvia a inserção de informações falsas em um parecer de habitabilidade de salas insalubres da UFPB. Há relatos de outros servidores no mesmo sentido das declarações de Pablo. Além disso, Pablo também denunciou a adulteração de seu ponto eletrônico pela gestão da Universidade, o que contribuiu para o agravamento da situação.

Valdiney Gouveia, reitor da UFPB, foi nomeado pelo então presidente Jair Bolsonaro, apesar de ter obtido apenas cerca de 5% dos votos da comunidade acadêmica na eleição interna da instituição. Sua gestão tem sido marcada por uma série de polêmicas e conflitos com setores da comunidade universitária.

A demissão de Pablo Honorato gerou indignação entre os colegas de trabalho e apoiadores, que veem a ação como uma retaliação à sua postura crítica e combativa. “É inadmissível que um servidor seja punido por cumprir com seu dever de denunciar irregularidades. Essa decisão é um ataque à autonomia universitária e à democracia”, afirmou um representante do sindicato dos servidores da UFPB.

O caso agora segue para análise judicial, com a defesa de Pablo Honorato já preparando recursos para reverter a decisão e reintegrá-lo ao quadro de funcionários da UFPB. A demissão também trouxe à tona debates sobre a autonomia universitária e a necessidade de transparência e ética na gestão pública.

A comunidade acadêmica e política de João Pessoa aguarda os desdobramentos deste caso, que promete ter repercussões significativas tanto na esfera educacional quanto na política local.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Taioba Discos inaugura primeira loja física em JP com Soft Opening exclusivo

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

WhatsApp Image 2024-07-23 at 18.03.33

Agência Francesa: Cícero e Dinho assinam termo para empréstimo de 55 milhões de euros

In this photo illustration being displayed one hundred and two hundred reais bills and a one reais coin highlighted. The Real is the current money in Brazil.

Pesquisa revela que 40% dos paraibanos estão inadimplentes

Mariana-Thomaz

Pena de Johannes Dudeck é aumentada para 34 anos e seis meses

Corrida-do-Bob-Esponja-acontecera-no-dia-28-de-jul0017396700202407150610-3

Imagineland 2024 terá ônibus gratuito para transporte do público, em João Pessoa

aaaa

Criança de 4 anos morre atropelada por caminhão após descer de van, na rodovia PB-073

1280x962-20230626174815-Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira

Inscrições para processo seletivo do Prouni começam nesta terça

Foto - Cofeci Refoma Tributária Comissão

Reforma tributária: Presidente do Cofeci celebra conquista histórica

Gervásio e o prefeito de Mataraca, Egberto Madruga

Gervásio Maia participa de reunião na Sudene e destaca aprovação de financiamento

João Pessoa empregos

Ministério do Turismo inclui João Pessoa e Campina entre as Cidades Criativas do Brasil

OAB, vaga de desembargador

OAB-PB registra 21 candidaturas nas eleições para desembargador do TJ; confira a lista