Perda do foro: Pleno do TJPB  envia para 1º Grau ação contra ex-prefeita paraibana

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

“Ocorrendo a perda do privilégio de foro no curso das investigações em torno do fato incriminado, pelo término do mandato do prefeito, desloca-se a competência para o juízo de primeiro grau”. Com esse entendimento, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba declinou da competência e determinou o envio para a Comarca de Bonito de Santa Fé dos autos do Procedimento Investigatório nº 0002550-52.2015.815.0000, envolvendo a ex-prefeita de Monte Horebe, Cláudia Aparecida Dias.

Ela foi denunciada pelo Ministério Público estadual por infração aos artigos 1º, inciso XIII, do Decreto Lei 201/67, em combinação com os artigos 71 e 69, ambos do Código Penal. Com a perda do foro privilegiado, a Procuradoria-Geral de Justiça opinou no sentido de que se declinasse da competência para a Justiça de 1º Grau. “Na verdade, ao que consta, a ré não é mais prefeita, visto que não foi reeleita no pleito de 2016. Dessa forma, perdeu ela o privilégio de foro e, em consequência, falece agora a esta Corte competência para processar e julgar a hipótese sub censura”, destacou o relator, desembargador Joás de Brito Pereira Filho.

Ele ressaltou que ocorrendo a perda do privilégio de foro no curso das investigações, desloca-se a competência para o juízo de 1º Grau. “Diante disso, determino a remessa do feito ao Juízo de Direito da Comarca de Bonito de Santa Fé”, decidiu o desembargador Joás.

O julgamento do processo foi na sessão da última quarta-feira (27). O acórdão saiu publicado na edição desta sexta-feira (29) do Diário da Justiça eletrônico do TJPB.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa