Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Justiça mantém condenação de homem por calúnia em rede social contra secretária de Pocinhos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba absolveu João Paulo de Lima da acusação do crime de Difamação (artigo 139 do Código Penal) e manteve a sua condenação pelo crime de Calúnia, praticado contra a então secretária de saúde do Município de Pocinhos, Roseane de Araújo Costa Ferreira, em virtude de publicação feita em rede social, questionando recursos destinados ao Programa Saúde na Escola – PSE. A relatoria da Apelação Criminal (0000361-59.2017.815.0541) foi do desembargador Arnóbio Alves Teodósio, que deu provimento parcial ao recurso.

A Calúnia (artigo 138) ocorre quando alguém afirma, falsamente, que uma pessoa praticou determinado delito. Já a Difamação (artigo 139) fica caracterizada quando o agente atribui a alguém um fato determinado e desonroso, mas que não é descrito na lei como um crime. Para o relator, a mesma ação não pode ser pano de fundo para atribuição de outro delito, sob pena de se incorrer em bis in idem (repetição de uma sanção sobre um mesmo fato).

Ao apelar da decisão que o condenou pelos dois crimes, João Paulo pugnou pela absolvição, afirmando que não teve a intenção de agredir a secretária, nem pessoal, nem institucionalmente, mas, tão somente, fazer um pedido de esclarecimento ou questionamento reflexivo, tendo, inclusive, protocolado documento junto à Secretaria de Saúde do Município de Pocinhos, pedindo informações sobre o Programa Saúde na Escola – PSE.

Ainda no recurso, destacou que, como agente de fiscalização de gastos públicos, tem o direito e o dever de questionar o uso dos recursos públicos em quaisquer que sejam as esferas, mas que jamais teve a intenção de violar a honra ou dignidade dos que representam os órgãos ou poderes.

A publicação foi feita no dia 30/05/2017 nos seguintes termos: “A pergunta que não quer calar é: se não há estes serviços nas escolas, como é que a Secretaria de Saúde está preenchendo os dados com estas informações se não tem estes serviços? E não é por falta de dinheiro não, pois basta você entrar no Fundo a Fundo do Ministério da Saúde, que você vai vê os recursos para a execução do Programa da Saúde na Escola – PSE.”

Ao ser ouvida em Juízo, a secretária declarou que o PSE só pode ocorrer onde tem Programa de Saúde da Família (PSF) e com a devida adesão do Município, o que foi feito no ano de 2015, com os devidos repasses realizados; mas, não operacionalizado no ano de 2016, não sendo, portanto, executado. Já em 2017, quando recebeu o requerimento feito por João Paulo, a adesão estava sendo feita, tendo o recurso entrado somente após este ato, pelos meses de outubro/novembro.

“Neste contexto, da análise do conteúdo da publicação em questão, verifica-se que o recorrente não se limitou a questionar ou emitir uma crítica à querelada, conduta que estaria acobertada pela liberdade de expressão supracitada”, disse o relator.

O desembargador Arnóbio entendeu que o relato de que no “Fundo a Fundo” havia recursos para a execução do Programa, mas que o mesmo não estava sendo executado, e a indagação iniciada com a frase “a pergunta que não quer calar” revelam nítida intenção de imputar falsamente um crime à secretária responsável.

“Não merece acolhimento a alegação do apelante de que a postagem buscava apenas resposta ao requerimento feito diretamente à querelada, uma vez que não aguardou o decurso do prazo para resposta, do qual ele mesmo informa ser de 20 dias”, afirmou o relator, mantendo a pena aplicada na sentença em oito meses de detenção em regime aberto.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

17115638376604643d0d721_1711563837_3x2_lg

Confiante em soltura, Robinho diz que passará a Páscoa em casa, segundo agentes

joaocampina

Montadora e Centro de Distribuição garantem investimentos de R$ 100 milhões e geração de 500 empregos em Campina Grande

unnamed-2-3

Luiz Couto declara apoio à pré-candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa

ilamiltonsimplicio

Médico é preso em Piancó por agredir ex-esposa ao sair de audiência de divórcio

pagamentos1

Creci-PB: Prazo para pagar anuidade 2024 pelo valor original termina domingo

Luciano Cartaxo 2

Cartaxo diz que PT abre diálogo para candidatura  com perspectiva de vitória

Ruy, Vené, Efraim e Pedro no evento de apoio a Ruy

MDB e União Brasil Oficializam apoio a pré-candidatura de Ruy Carneiro em JP

Mãe de santo denuncia racismo religioso

MP notifica Uber após denúncia de racismo religioso praticado por motorista contra mãe de santo

renangiucelia (1)

Parceria entre CREA-PB e Mútua gera benefícios aos profissionais

Cida Ramos

Cida diz que está tranquila com fim de prévia e que está firme como única pré-candidata do PT