Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João decreta emergência de saúde na Paraíba após alta de casos de síndromes gripais

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador João Azevêdo decretou situação de emergência em saúde pública na Paraíba em razão do aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). A medida é válida por 90 dias, conforme decreto publicado na edição desta quarta-feira (28) do Diário oficial do Estado (DOE).

No decreto o governador João Azevêdo destaca a necessidade da ação de medidas urgentes voltadas à prevenção e controle da doença, bem como a ampliação da rede de atenção à saúde infantil.

“A situação de emergência de que trata este Decreto autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias ao atendimento da situação emergencial, observada a legislação em vigor”, diz trecho do decreto.

Segundo o documento, “as ações e os serviços públicos de saúde voltados à contenção da emergência serão articulados pela Secretaria de Estado da Saúde, a qual caberá instituir diretrizes gerais para a execução das medidas necessárias, podendo, para tanto, expedir normas complementares, por intermédio do Centro de Operações em Emergência de Saúde Pública — Doenças Respiratórias na área de Pediatria (COE-Pediatria).

Boletim epidemiológico

Na  segunda-feira (26) a Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou o Boletim Epidemiológico semanal de síndromes respiratórias, com dados atualizados dos agravos no estado neste ano até o dia 24 de junho. A publicação aponta que, no período, a Paraíba totaliza 2.085 registros de casos graves – a maioria dos registros ocorreu na região de Monteiro e na grande João Pessoa.

Na Paraíba, dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), prevalece a detecção dos vírus Sincicial (VSR) e Influenza B. Dos 2.085 casos notificados, 688 casos foram confirmados em exames de RT-PCR que deram positivo para síndrome respiratória, com predominância geral na faixa etária menor de 1 ano, com 335 registros, sendo 311 para VRS.

Até o momento, 45 vidas foram perdidas para as síndromes respiratórias não covid. Deste total, 24 tinham entre 3 dias e 9 anos de idade e ocorreram nos municípios de João Pessoa (6); Monteiro (2); Sapé (2); Sousa (2); Alagoa Grande (1); Cabedelo (1); Conde (1); Cuité de Mamanguape (1); Livramento (1); Marcação (1); Quixaba (1); Santa Luzia (1); Santa Rita (1); São José da Lagoa Tapada (1); Solânea (1) e Tacima (1). A Paraíba possui três óbitos em investigação.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

semanadomei (1)

Semana do MEI: Sebrae orienta empreendedores sobre adesão ao Domicílio Eletrônico Trabalhista

egidiopreso

Audiência de Egídio tem oitiva de Dom Delson, mas é interrompida a pedido da defesa

acidentetransito (1)

Câmara de João Pessoa debate Maio Amarelo pela paz no trânsito

robertosantiago

Roberto Santiago: herança da avó e tios tirou a família do fundo do poço

detranreune (1)

Detran é o primeiro órgão da Paraíba a receber a Carta de Serviços Digital revisada e atualizada

forumcabeelo (1)

Segundo réu pronunciado pelo homicídio do lutador de MMA é julgado em Cabedelo

joaoalemanha

João Azevêdo abre Fórum de Internacionalização Paraíba-Alemanha e destaca investimentos em pesquisa

Cida Ramos, deputada

Cida Ramos acredita em candidatura própria do PT e diz que está confiante

Adolescente mata os pais e a irmã

Adolescente mata os pais e a irmã em SP por ficar sem computador e celular

Barreira do Castelo Branco

Obras na barreira do Castelo Branco começam hoje e trecho da BR-230 será interditado