Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Azevêdo abre Fórum de Internacionalização Paraíba-Alemanha e destaca investimentos em pesquisa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador João Azevêdo abriu, na manhã desta segunda-feira (20), na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, o I Fórum de Internacionalização Paraíba sem Fronteiras: Paraíba-Alemanha, ocasião em que destacou investimentos de R$ 307 milhões em pesquisas e bolsas. O evento se estende até quarta-feira (22) e tem como objetivo promover oportunidades de estudo, pesquisa, inovação e cooperação entre o estado e o país.

Esta é a primeira edição do Fórum, que acontece em parceria com o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), especializado na internacionalização da pesquisa, tecnologia e startups alemãs.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância do evento para compartilhar e apresentar a produção científica da Paraíba aos países.  “Nós queremos ampliar e difundir o que existe em termos de pesquisa. O Nordeste é um centro de excelência em pesquisa nas mais diversas áreas, a exemplo das energias renováveis, da biotecnologia e esse Fórum tem exatamente o objetivo de apresentar tudo que estamos produzindo em termos de ciência e tecnologia”, frisou.

Ele também destacou os investimentos do estado para fomentar a pesquisa e inovação. “De 2019 até agora, já investimos mais de R$ 307 milhões em editais de pesquisas e bolsas de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado porque acreditamos que o caminho para o desenvolvimento da sociedade é a ciência. Tanto é que estão em andamento as obras do  Parque Tecnológico Horizontes da Inovação e do radiotelescópio Bingo, inserindo o Brasil em um seleto grupo de países que fazem pesquisa espacial”, acrescentou.

O secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Cláudio Furtado, afirmou que o Fórum é um espaço de novas oportunidades de desenvolvimento de trabalho dos pesquisadores paraibanos. “Esse é o primeiro de vários eventos que pretendemos fazer entre o estado e os países, a fim de fortalecer os laços de cooperação acadêmica, científica e inovação, fazendo com que as instituições que promovem o financiamento de pesquisas na Alemanha e no Brasil possam conhecer os nossos laboratórios e instituições, permitindo também a realização de intercâmbios de nossos estudantes e professores”, pontuou.

A conselheira científica da Embaixada da Alemanha, Nina Von Sartori, evidenciou a satisfação de participar do evento e conhecer a produção das instituições científicas do estado. “O Brasil é um parceiro importante para a Alemanha por ser um país democrático, com liberdade de ciência e de expressão e o tema do meio ambiente é muito importante para nós, assim como a tecnologia. É uma grande honra sermos o primeiro país participante nesse Fórum de Internacionalização e a Educação é um tema que se precisa discutir, a exemplo da Educação Profissional que é muito forte no nosso país e podemos trazer muitas experiências nessa área”, comentou.

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes, parabenizou o Governo do Estado pela realização do evento. “Essa iniciativa estabelece um ecossistema forte, unindo universidades com as organizações internacionais para mostrar o que fazemos de excelência em pesquisa e inovação, e a UFCG se coloca em um papel muito importante, porque lidera o ranking de patentes nacionais há vários anos e temos uma grande contribuição a oferecer com projetos ousados”, salientou.

Também estiveram presentes o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; o diretor do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH), em São Paulo, Jochen Hellmann; e auxiliares da gestão estadual, dentre eles o secretário-executivo da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rubens Freire; e o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Rangel Júnior.

I Fórum de Internacionalização Paraíba sem Fronteiras: Paraíba-Alemanha: O evento, uma realização do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), em parceria com  o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH), acontece nesta segunda (20) e terça-feira (21), na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa; e na quarta-feira (22), no Auditório CERTBIO, em Campina Grande. Os três dias de encontros abordarão a temática de “Internacionalização do ensino superior e da pesquisa na Paraíba em cooperação com a Alemanha”, oportunidade em que serão realizadas mesas-redondas, painéis e apresentações com autoridades paraibanas e representantes alemães.

Entre os assuntos que serão tratados, estão os desafios e perspectivas da cooperação internacional para o fomento à Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; a importância do ensino de alemão no contexto da internacionalização; experiências e possibilidades de pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação da Paraíba e da Alemanha, entre outros.

Participam do Fórum reitorias e pró-reitorias de pós-graduação, graduação e pesquisa; pró-reitorias de Internacionalização; coordenações de internacionalização; núcleos de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo; representações institucionais (Secretarias e Fundações); estudantes, pesquisadores, docentes, multiplicadores, tomadores de decisão com interesse em desenvolver projetos e experiências com instituições alemã.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UEPB: uma crise democrática

Confusão continua: TRE nega ter chancelado posse de Raissa Lacerda na Câmara

Anteriores

boaventura

Auditor do TCE é barrado em Boa Ventura e aciona MP e polícia para checar finanças

f13594e09cbba8986323e3cf52d2a445

João surpreende e nomeia Arymatheus para Saúde e Miguel Ângelo para Desenvolvimento Econômico

WilsonfilhoRepublicanoss

João Azevêdo anuncia Wilson Filho e Edilson Amorim para a Educação da PB

joao-azevedo-paraiba

João Azevêdo anuncia investimentos e credenciamento de entidades para o Programa de Aquisição de Alimentos

aaada

Professores e servidores da UFPB e do IFPB convocam imprensa para entrevista coletiva nesta quinta

aditivo-sao-joao-cg

MPPB, órgãos e empresa assinam Termo Aditivo sobre segurança durante o São João de Campina Grande

cumprimento-decisao-boa-ventura

MPPB tem pedido deferido pela Justiça e garante auditoria do TCE na Prefeitura de Boa Ventura

cópia-de-casa-da-pamonha1

Procon-JP realiza pesquisa no valor das comidas típicas durante os festejo juninos

trt

TRT acata recurso e anula decisão de juiz após parto de advogada

sadfgasdg

Alça que dá acesso à BR-230 no bairro do João Agripino é bloqueada nesta quinta