Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Aspol-PB diz que advogados tentaram invadir área restrita na Central de Polícia durante briga

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba (Aspol-PB) emitiu nota em que repudiou o que chama de “tentativas de criminalização e desvirtuamento dos fatos ocorridos no interior do setor de flagrantes da Central de Polícia Civil de João Pessoa na tarde e noite do dia 25 de setembro”. A nota se refere à confusão entre advogados e delegados, ocorrida na sexta-feira, após detenção de advogados.

Houve troca de empurrões e gritaria. Os advogados criminalistas registraram queixa na Superintendência de Polícia Civil logo após a briga generalizada. A Polícia Civil autuou três advogados por difamação, desacato, desobediência, injúria e lesão corporal. A OAB-PB, o presidente da instituição, Paulo Maia, e a Polícia Civil da Paraíba se manifestaram sobre o assunto.

Segundo a nota da Aspol-PB “em verdade e segundo consta no inquérito policial, os advogados tentaram adentrar à força em ‘área restrita’ ao trabalho dos policiais civis, em nítida intenção de afrontar o delegado e os investigadores criminais da equipe plantonista.”

Ainda em nota, a Aspol-PB declarou que “renova o respeito a todos os profissionais e às instituições legalmente constituídas, em especial a Ordem dos Advogados do Brasil, mas pondera que o policial também possui suas prerrogativas e devem ser igualmente respeitadas.”

Saiba mais

Advogados e delegado trocam empurrões na Central de Polícia em João Pessoa após prisão de colega

Após confusão na Central em João Pessoa, Polícia Civil diz que autuou três advogados e que cumpriu a lei

Paulo Maia pede punição para “violadores do direito” após confusão entre advogados e delegado

Instituto de Direito Eleitoral da PB aponta desrespeito às prerrogativas dos advogados em briga na Central de Polícia

Confira a nota da Aspol-PB na íntegra

A ASSOCIAÇÃO DOS POLICIAIS CIVIS DE CARREIRA DA PARAÍBA – ASPOL/PB vem a público manifestar amplo repúdio às tentativas de criminalização e desvirtuamento dos fatos ocorridos no interior do setor de flagrantes da Central de Polícia Civil de João Pessoa na tarde e noite do dia 25 de setembro do corrente ano, ocasião em que três advogados foram presos em flagrante pelos crimes de desacato, desobediência, lesão corporal, difamação e injúria, tentativas essas promovidas por entidades de classe de advogados, conforme noticiado nesse dia 26 de setembro de 2020 pelos veículos de imprensa.

Em verdade e segundo consta no inquérito policial, os advogados tentaram adentrar à força em ‘área restrita’ ao trabalho dos policiais civis, em nítida intenção de afrontar o delegado e os investigadores criminais da equipe plantonista. Os advogados chegaram ao ponto de filmar por meio de smartphones alguns policiais que estavam no recinto exercendo suas funções, atribuindo aos profissionais da segurança pública, inclusive, fatos tidos na legislação penal como crime, buscando imprimir narrativa que não condiz com a realidade dos fatos, em clara e irregular exposição da imagem daqueles policiais, culminando por desrespeitar as atribuições dos profissionais da investigação policial.

A ASPOL/PB renova o respeito a todos os profissionais e às instituições legalmente constituídas, em especial a Ordem dos Advogados do Brasil, mas pondera que o policial também possui suas prerrogativas e devem ser igualmente respeitadas, principalmente quando em seu ambiente de trabalho investigativo, cujo acesso é restrito.

Ser policial civil na Paraíba é motivo de orgulho e nenhuma instituição integrante do sistema de Justiça ou de quaisquer dos Poderes da República pode se sobrepor uma a outra.

A ASPOL/PB foi criada com a finalidade de defender interesses profissionais do policial civil de carreira da Paraíba e seguirá vigilante a qualquer tipo de criminalização de quaisquer dos integrantes dessa honrosa instituição, tendo acompanhado o caso _in loco_ por meio de sua diretoria, prestando todo apoio jurídico e moral.

 

 

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

joaoode2024 (1)

Guarabira e Mamanguape sediam audiências do Orçamento Democrático nesta quinta e sexta

bardocuscuz1 (1)

MPF explica que Bar do Cuscuz só será liberado depois que resolver esgoto irregular

luizcouto1

Luiz Couto critica administração de Cícero Lucena em discurso na Câmara Federal

Eliza Virgínia

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Bar do Cuscuz em JP

Bar do Cuscuz é embargado e tem atividades suspensas após nova irregularidade

Concurso, freepik 1

Abertas inscrições do concurso para Guarda Civil Municipal de Santa Rita

Djaniras, mostra de cinema feminino

Djaniras: Mostra de Cinema Feminino está com inscrições abertas até 3 de junho

PF operação contra abuso sexual infantil 2

Piloto de aeronaves é preso pela PF em João Pessoa em operação contra o tráfico internacional

Correios doações para o RS

Correios pede a moradores do Nordeste que priorizem doações de itens secos ao RS

Doações da PBGás para o RS

PBGás doa água, alimentos e agasalhos para desabrigados no Rio Grande do Sul