Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Câmara Cível do TJ acata recurso e altera sentença contra ex-prefeito paraibano

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

“Para que se caracterize ato de improbidade administrativa, indispensável é a comprovação de enriquecimento ilícito, dano ao erário ou violação aos princípios norteadores da Administração Pública, sob pena de o pedido de condenação pela prática do mesmo ser julgado improcedente”. Com esse entendimento, a Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, por unanimidade, deu provimento ao Recurso de Apelação Cível interposto por Francisco Alípio Neves, ex-prefeito do Município de São Sebastião do Umbuzeiro.

Com base na Lei de Improbidade Administrativa nº 8429/92, o gestor foi condenado nas seguintes penalidades: ressarcimento integral do dano a ser arbitrado na fase de execução de sentença, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos pelo prazo de sete anos, multa civil no valor duas vezes o valor do dano, proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo período de cinco anos.

A acusação é de que ele não teria realizado processo licitatório para a contratação de carro de som para o serviço de avisos de diversas secretarias e de festividades no valor de R$ 9.800,00 e para contratação de serviços de aração de terras de pessoas carentes no valor de R$ 46.040,00, no ano de 2010.

Analisando o mérito da questão, o relator do caso, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, observou que não consta nos autos prova de má-fé ou dolo, assim como não restou comprovado que o gestor estava em conluio ou que obteve alguma vantagem pessoal ou finalidade de beneficiar qualquer empresa. “Não se vislumbra, pois, a existência de dolo, culpa, intenção de causar prejuízo ao erário, ou comprometer o orçamento com seus interesses, haja vista que o próprio Tribunal de Contas, equipado com pessoal treinado, não constatou prejuízo ao erário”.

O relator lembra que a Terceira Câmara Cível já enfrentou apelações relativas a fatos semelhantes de investigações que resultaram em ações civis públicas, sendo firme no entendimento de que a prova documental colhida apenas na fase de investigação não é suficiente para condenação por improbidade administrativa, sendo imprescindível a comprovação do dolo ou culpa dos gestores públicos ou o prejuízo ao erário.

O desembargador destacou, ainda, que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) também já firmou o entendimento no sentido de ser necessária a demonstração do enriquecimento ilícito ou prejuízo ao erário, bem assim do dolo ou culpa. Por tais razões, ele deu provimento ao recurso de apelação para reformar a sentença, julgando improcedente o pedido contido na inicial.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB__

Homem é preso suspeito de fazer criança refém e manter mulher em cárcere privado em João Pessoa

Banco do Nordeste

Mais de 400 mil candidatos fazem provas do concurso do Banco do Nordeste neste domingo

preso FOTO Pixabay

Polícia Civil prende, em Patos, suspeito de matar ex-namorada em Cabedelo

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem quase 20 apostas premiadas na Mega-Sena

_viatura pcpb FOTO Ascom PCPB

Polícia conclui inquérito sobre jovens encontrados mortos em estrada no Sertão da PB

incendio pousada em porto alegre

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

luizcoutofrente

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano