Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Luiz Couto expressou, em discurso na tribuna da Câmara dos Deputados, na quarta-feira (24), preocupação com a renúncia dos defensores regionais de direitos humanos na Paraíba, Diana Freitas de Andrade e Edson Júlio de Andrade Filho.

O deputado destacou a contribuição de Edson e Diana desde 2016, em defesa dos movimentos sociais, comunidades tradicionais e outros grupos vulneráveis assistidos pela Defensoria Pública da União na Paraíba (DPU-PB). Ele ressaltou a gravidade da situação, indicando que a saída desses defensores deixará a Paraíba sem representação da DPU.

A falta de valorização por parte da Defensoria Pública da União foi apontada como um motivo de indignação pelo deputado. Além disso, ele expressou preocupação com o fato de que, após a saída de Edson e Diana, a Paraíba será assistida por outro estado, com revezamento, o que pode comprometer a continuidade e eficácia do serviço.

“Vamos solicitar uma reunião urgente com o defensor público-geral da União para obter explicações e tentar garantir que esses essenciais defensores permaneçam em seus cargos e sejam devidamente valorizados”, declarou Couto.

O pronunciamento do deputado Luiz Couto ressalta a importância da defesa dos direitos humanos e a necessidade de proteger e valorizar aqueles que dedicam suas vidas a essa causa fundamental.

Confira o pronunciamento registrado pelo deputado Luiz Couto na Câmara dos Deputados:

O senhor Luiz Couto (PT-PB), pronuncia o seguinte discurso. Senhor presidente, senhoras e senhores deputados. O assunto que trago aqui, neste plenário, merece muita atenção.

É com sentimento de tristeza que recebo a notícia da comunicação de renuncia às funções de defensor e defensora regional de direitos humanos na Paraíba, do senhor EDSON JÚLIO DE ANDRADE FILHO e da senhora DIANA FREITAS DE ANDRADE.

Edson e Diana estão no cargo de defensor (a) publico da União desde 2016, defendendo bravamente os movimentos sociais, comunidades tradicionais e demais grupos vulneráveis assistidos pela DPU-PB.

Para terem uma ideia da gravidade dos fatos, a Defensoria Regional de Direitos Humanos na Paraíba é o órgão da Defensoria Pública da União a quem compete à atuação estratégica coletiva para a promoção e a proteção dos direitos humanos de grupos sociais e comunidades hipervulnerabilizados no nosso estado. E a partir da saída de Edson e Diana, não teremos mais defensores públicos da União no Estado da Paraíba.

Agora, o que me causa indignação é que estes bravos defensores não foram nem sequer valorizados pela Defensoria Publica da União e por isso estão deixando o cargo.

Outra preocupação é que a após a saída de Edson e de Diana, a Paraíba passara á ser assistida por outro estado e com revezamento.

Este fato é grave e meu gabinete está pedindo reuniões com extrema urgência com o defensor público-geral da União para pedir explicações e tentar que estes bravos defensores públicos permaneçam nos cargos e sejam valorizados.

Era o que tinha a dizer.

Sala das Sessões, 24 de abril de 2024.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

micheleeamalia

Deputada Amália Barros, morta neste domingo, “tirou o olho” a pedido de Michelle Bolsonaro na PB

ovideopeb

Repórter fotográfico Ovídio Carvalho morre após AVC hemorrágico

e07182fd7b5bb369c559e5df8d741030

Roberto Paulino lança chapa com João Azevêdo e Hugo Mota para Senado

ph1

PH explica motivo pelo qual influenciadora sem calcinha foi expulsa da Casa

Polícia prende dupla suspeita de tentar arremessar drogas dentro de penitenciária em Sousa

Polícia prende dupla suspeita de tentar arremessar drogas dentro de penitenciária em Sousa

claudiaeregina (1)

Neta de escravizados, filósofa Regina Célia ministra workshop sobre política para paraibanas

ambulancia FOTO Pixabay

Motorista morre após carro capotar na BR-361, em Catingueira

obra pedreiro construcao civil FOTO Pixabay

Sine-PB divulga 461 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos

Brasília (DF), 19/04/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia comemorativa do Dia do Exército, no Quartel-General do Exército, em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em mensagem do Dia das Mães, Lula se solidariza com vítimas das chuvas

dinheiro_real FOTO Pixabay

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda-feira