Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Morreu no fim da manhã deste sábado, 27, em Campina Grande, o tatalorixá (o mais alto cargo dentro da hierarquia da Almas e Angola) Vicente Mariano, de 95 anos. A causa do falecimento foi falência múltipla dos órgãos. O líder religioso sofria de diabetes e chegou a amputar um dos pés por complicações da doença. Além disso, era cardiopata e apresentava ainda problemas pulmonares e renais, ficando 15 dias entubado.

Vicente era natural de Pernambuco, mas morava desde criança na Paraíba. Ele se mudou para Galante junto com a mãe, Raimunda Maria da Conceição, que ficara viúva. Depois, ambos migraram para Campina Grande, tendo o religioso recebido a cidadania campinense em 2020, através de propositura do vereador Anderson Maia (PSB).

De família humilde, trabalhou carregando balaios de feira na infância e já na adolescência foi contratado pelo hotel de Dona Penha, no Centro de Campina Grande. Mais tarde, seria cozinheiro no Hotel Regina.

Aos 16 anos, apresentou um estranho problema de saúde que não tinha diagnóstico. Era um sangramento nasal que causava inchaço no rosto. Foi, então, levado por um amigo da família, João Honório, ao Terreiro de Mãe Lídia, em Recife, com consentimento da mãe, Raimunda, que era católica. Ele contou que a mãe não interferia em suas decisões porque ele já trabalhava e contribuia financeiramente com as contas da família. Depois de um ritual realizado no terreiro, Vicente se livrou do sangramento. A partir daí, passou a viajar com frequência a Recife e lá foi iniciado na religião dos orixás.

Teve dois filhos adotivos: Valdemir e Emiraldo, que faleceu de meningite ainda muito jovem.

Vicente Mariano foi uma das maiores lideranças afro-religiosas de Campina Grande e considerado pioneiro na difusão dos cultos africanos na Rainha da Borborema, onde fundou o Terreiro Senhor do Bonfim Ilê Oxum Ajamin. O sacerdote mantinha boa relação com representantes de outras religiões, bem como com jornalistas e autoridades campinenses.

O velório de Vicente Mariano foi iniciado na noite deste sábado, no terreiro localizado na Rua Prudente de Morais (antiga rua do fogo), no bairro da Estação Velha.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Karla Pimentel, Conde

Aprovados em concurso do Conde farão protesto porque prefeita se recusa a homologar resultado

1715353690663e385a6ee68_1715353690_3x2_lg

Cavalo Caramelo tem quadro estável após resgate e recebe tratamento para desidratação

irpf

Faculdade promove mutirão gratuito do Imposto de Renda no Shopping Tambiá neste sábado

idosaaereo (1)

Coração Paraibano: Idosa sofre infarto em Bananeiras e é transferida pelo transporte aéreo para o Hospital Metropolitano

crmv1 (1)

CRMV-PB aprova programa de controle populacional de animais em Monteiro e Vista Serrana

joaoplaca

João Azevêdo entrega escolas e anuncia novos investimentos em Cachoeira dos Índios e Bom Jesus

praia-de-cabo-branco-683x388

Operação flagra Bar do Cuscuz e outros estabelecimentos jogando esgoto na orla

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas neste final de semana

Estágio no MPF

MPF divulga resultado da prova objetiva para estágio em Direito; confira

Paraibano mata ex-namorada no Ceará

Paraibano é julgado no Ceará por matar técnica de enfermagem