Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Promotoria vai realizar fiscalizações em casas de shows e eventos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Promotoria de Defesa do Consumidor de João Pessoa realizou, na manhã desta segunda-feira (4/02), uma reunião de avaliação do Programa de Prevenção de Acidentes de Consumo e discutiu a continuidade nas ações fiscalizatórias nos estabelecimentos de casas de shows e eventos.

Participaram da reunião o promotor de Justiça Glauberto Bezerra, o delegado do Consumidor da Capital, Wagner Dorta, o representante do Corpo de Bombeiros, capitão Hugo Bezerra e o fiscal do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PB), Josemar Souza.

O promotor de Justiça Glauberto Bezerra informou que serão realizadas novas fiscalizações nas casas de show para garantir a segurança e saúde do consumidor. Ele destacou que as empresas devem atuar em conformidade com os padrões mínimos de garantia de saúde, segurança e acessibilidade. “Nenhum produto ou serviço pode ser colocado no mercado com risco à segurança”, disse.

Glauberto Bezerra informou que os estabelecimentos de show e eventos devem cumprir a Portaria 3.883/2013 do Ministério da Justiça que estabelece uma série de normas no que diz respeito à informação sobre a segurança. Em 2014, a Promotoria do Consumidor já havia recomendado o cumprimento da portaria.

Ainda de acordo com o promotor Glauberto Bezerra, além dos aspectos administrativos e civis, serão observados os aspectos penais.

O capitão Hugo Bezerra ressaltou a importância da fiscalização das casas de menor porte, que possui grande crescimento na cidade, e se comprometeu a encaminhar a Promotoria a lista atualização dos estabelecimentos de shows e eventos de João Pessoa e Cabedelo.

O delegado Wagner Dorta colocou a delegacia à disposição do Ministério Público e afirmou ser necessário exigir dos donos dos estabelecimentos não somente a documentação formal que demonstre a regularidade perante os órgãos, mas que façam a exibição ostensiva desses documentos para garantir o direito à informação.

O representante do Crea-PB, Josemar Souza, também informou que vai apoiar as fiscalizações, destacando que os eventos que tenham palco, estrutura metálica ou grupo de geradores devem cumprir uma legislação específica.

Portaria

A portaria do Ministério da Justiça determina que, nos materiais de oferta ou publicidade e nos anúncios publicitários de serviços de lazer, cultura e entretenimento, o estabelecimento deve informar ao consumidor, de forma clara e inequívoca, a existência de alvará de funcionamento e de alvará de prevenção e proteção contra incêndios do estabelecimento, ou de autorização equivalente, bem como suas respectivas datas de validade.

Além disso, os bilhetes e ingressos para eventos de lazer, cultura e entretenimento também deverão conter informações sobre a existência de alvará de funcionamento e de alvará de prevenção e proteção contra incêndios do estabelecimento, ou de autorização equivalente, bem como suas respectivas datas de validade.

O estabelecimento de serviços de lazer, cultura e entretenimento também deverá afixar cartaz ou instrumento equivalente na entrada do estabelecimento com informações sobre sua capacidade máxima, sobre a existência de alvará de funcionamento, de alvará de prevenção e proteção contra incêndios do estabelecimento ou autorização equivalente, bem como suas respectivas datas de validade.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa