Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Projeto de Lucas de Brito regulamenta transporte de passageiros por uso de aplicativos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O vereador Lucas de Brito (PV) apresentou um Projeto de Lei (PL) que visa regulamentar o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros, realizado por intermédio de operadoras de tecnologia na Capital paraibana. O texto foi elaborado de acordo com os princípios do LIVRES e protocolado na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Agora, segue a tramitação nas Comissões da Casa até ser encaminhado para votação em Plenário.

O PL dispõe sobre as definições do transporte individual de passageiros, bem como, das empresas de tecnologia. Além disso, traz informações sobre as condutas e obrigações dos motoristas cadastrados para o serviço, do mesmo modo que estabelece as diretrizes do preço público a ser pago como contrapartida do uso intensivo do viário urbano.

“Estou propondo que a Câmara Municipal prestigie ao máximo a liberdade de escolha do usuário, a livre iniciativa e a livre concorrência, por meio de um modelo de regulamentação que tenha a menor interferência possível”, disse o vereador. Lucas explicou que o texto apenas estabelece um preço público de 1% do preço da corrida para ser revertido aos cofres municipais; um credenciamento simples junto à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP); e um seguro obrigatório para a própria segurança dos passageiros.

Na avaliação do parlamentar, a regulamentação deste tipo de transporte vai beneficiar principalmente os cidadãos que escolherem usar os aplicativos. “Temos um histórico de lutas para permitir o funcionamento desta tecnologia. Quando a CMJP teve o equívoco de proibir a atuação desses aplicativos, nos posicionamos contrários e, nesta nova legislatura, apresentei projeto para revogar a proibição”. Lucas é autor da Lei nº 1.866/2017 que liberou o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para fins de transporte remunerado na cidade.

A proposta da regulamentação é baseada no que prevê o artigo 11-A da Lei Federal nº 12.587/2012, incluído pela Lei Federal nº 13.640/2018, que “compete exclusivamente aos Municípios e ao Distrito Federal regulamentar e fiscalizar o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros” no âmbito dos seus territórios.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis

concurso

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga