Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Paraibano mantém greve de fome por Lula em frente ao STF: “Não sairei por minhas pernas”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O bancário Cícero Ezequiel Filho, de 61 anos, conversou neste domingo, 19 de agosto, com o ParlamentoPB. O paraibano de Catolé do Rocha e filiado ao PSOL completa hoje seu 16º dia de greve de fome e permanece em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, em uma manifestação voluntária que já lhe causou a perda de 5 dos 56 quilos que tinha no início do protesto. Mesmo com o sofrimento do corpo, a firmeza de intenção permanece: “Estou bem. Não sairei daqui com as minhas pernas”, disse ele, explicando que irá às últimas consequências em sua manifestação: “Se eu sair, será o Samu que vai me levar. Ou, num caso extremo, se eu não resistir, quero que minhas cinzas sejam jogadas sobre os tribunais de exceção, como o STF, o Superior Tribunal de Justiça, o Palácio do Planalto e o TRF da 4ª Região”.

O motivo do protesto de “Seu Ciço”, como é mais conhecido o funcionário da Caixa Econômica Federal da rua das Trincheiras, na capital da Paraíba, é a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Ele entende que a detenção do líder político é um caso de perseguição e tem a única finalidade de evitar que o petista seja eleito: “Lula é um preso político que não é libertado porque oferece o imenso risco de poder ganhar as eleições. Estou em greve de fome para que o STF paute as Adins 43 e 44 que tratam da legalidade da prisão em segunda instância. Não sou do partido dele e nem isso é um ato partidário. Minha greve é pelos desmandos que têm sido feitos neste país desde que houve o impeachment. Estou aqui contra a reforma trabalhista e contra toda a retirada de direitos”, explicou Ciço.

O manifestante paraibano aderiu à greve de fome por um chamamento da Via Campesina e deixou de se alimentar depois que outros ativistas políticos já haviam iniciado o mesmo movimento. Hoje, os outros sete manifestantes completam 19 dias em Greve de Fome por Justiça no STF. Entre eles, há outro paraibano: Luiz Gonzaga, o Gegê (da Central dos Movimentos Populares – CMP). O grupo ainda é integrado por Frei Sérgio Görgen e Rafaela Alves (do Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA), Jaime Amorim, Zonália Santos e Vilmar Pacífico (do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST), Leonardo Soares (do Levante Popular da Juventude). De acordo com informações médicas, eles se encontram com a saúde bastante fragilizada e passam a fazer uso de camas hospitalares para seu repouso e de cadeiras de rodas nos deslocamentos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Sabadinho Bom, mulheres

Sabadinho Bom apresenta o grupo Mulheres na Roda de Samba

Ditadura nunca mais

João Pessoa terá ‘Caminhada do Silêncio’ na 2ª feira em memória das vítimas da ditadura

Lula, Gervásio e Macron

Integrante da comitiva e recepção a Macron, Gervásio comemora acordos entre Brasil e França

João Pessoa, turismo, foto site do governo da pb

Paraíba atinge média de 88% de ocupação hoteleira no feriadão

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano