Operação Proteção fiscaliza restaurantes self-service e dois são notificados

Com ações de fiscalização nos bairros da Torre, dos Estados, Tambaú e Manaíra, além de estabelecimentos localizados nas avenidas Epitácio Pessoa e Beira Rio, os agentes do Procon-JP e da Vigilância Sanitária visitaram restaurantes que oferecem self-service. O trabalho faz parte da Operação Proteção e segue o planejamento da quarta etapa do Plano de Flexibilização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que visa garantir a saúde das pessoas que frequentam esses espaços, fiscalizando e orientando para que as empresas cumpram os protocolos sanitários de combate ao coronavírus.

Na ação, os donos dos estabelecimentos ou gerentes foram orientados sobre o distanciamento entre as mesas, a obrigatoriedade de disponibilização de álcool gel e uso obrigatório de máscaras, sugestão de envelopar a maquineta para facilitar a higienização, ajustes nos banheiros, entre outras. Estão sendo analisados pelos fiscais os seguintes itens: 50% da capacidade; distanciamento de 1,5 metro entre as mesas; disponibilização de álcool gel; uso obrigatório das máscaras; protetores salivares nos buffets e luvas descartáveis distribuídas pelos estabelecimentos. Durante as visitas de ontem (6), dois estabelecimentos foram notificados pela Vigilância Sanitária.

Maristela Viana, secretária do Procon de João Pessoa, disse que as ações de fiscalizações têm sido fundamentais neste retorno das atividades econômicas, destacando a participação da população fazendo denúncias. “Queremos que as pessoas denunciem em caso que o estabelecimento não esteja cumprindo com o decreto 9.537/20. É importante essa participação da população, que pode ser feita pelo número 0800 083 2015”, informou.

Operação Proteção – O trabalho é realizado pelas secretarias de Meio Ambiente (Semam), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Vigilância Sanitária, Defesa Civil e Procon-JP. As ações acontecem de maneira conjunta e cada pasta analisa aquilo que é de sua competência, fazendo valer o decreto publicado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.