Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MP’s cobram à Fundação Napoleão Laureano transparência em informações sobre recursos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público de Contas (MPC) recomendaram à Fundação Napoleão Laureano, que administra o hospital de referência para o tratamento do câncer em João Pessoa, o cumprimento das leis 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) e 13.019/2014 (estabelece o regime jurídico das parcerias voluntárias). Os MPS deram o prazo de 30 dias para que a entidade cumpra o princípio da transparência, promovendo a publicidade de informações e dados relativos a licitações, recebimento de recursos oriundos de emendas parlamentares, de convênios e de verbas relacionadas à pandemia de covid-19, entre outros.

A recomendação conjunta, baseada no Procedimento 001.2019.004700, é assinada pelo 40º promotor de Justiça de João Pessoa, Alexandre Jorge do Amaral Nóbrega; pelo coordenador do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPPB), Octávio Celso Gondim Paulo Neto; pelo procurador-chefe do MPF na Paraíba, José Guilherme Ferraz da Costa; pela procuradora da República, Janaína Andrade de Sousa; e pelo procurador-geral do MPC, Bradson Tibério Luna Camelo. O documento foi destinado aos diretores da fundação e do Hospital Napoleão Laureano, Marcílio Mendes Cartaxo e o Afro Rocha de Carvalho.

Na recomendação, os representantes dos três ramos do Ministério Público advertem que “a omissão na adoção das medidas recomendadas implica o manejo de todas as medidas administrativas e ações judiciais cabíveis contra os que se mantiverem inertes”. Os membros dos MPs também fixam o prazo de 10 dias úteis, para que os diretores do Laureano informem se acatarão ou não a recomendação, bem como as medidas vêm sendo adotadas para solucionar as irregularidades quanto à divulgação das informações pendentes de transparência, apresentando, ainda, cronograma para o total atendimento à recomendação.

O Ministério Público considera que a Fundação Napoleão Laureano se enquadra no conceito estabelecido no artigo 2º da Lei de Acesso à Informação e que não vem cumprindo, com regularidade, seus deveres de informação, publicidade e transparência estabelecidos na Lei 13.019/2014. A falta de transparência da entidade, inclusive, foi objeto da Ação Civil Pública 0810457-22.2020.4.05.8200, ainda em trâmite, na qual “o MPF e o MPPB, atuando conjuntamente, requerem a nomeação de interventor judicial ou administrador provisório para, entre outras tarefas, ‘cumprir a lei de acesso à informação, dando publicidade às informações necessárias aos beneficiários dos serviços prestados, de modo a tornar a entidade sem fins lucrativos transparente’”.

Pendências verificadas pelos MPs:

1 – Na aba “Licitações”, só há informações de cinco certames (TP 01/2022, TP 05/2021, TP 04/2021, TP 03/2021 e TP 02/2021).

2 – Na aba “Dados” só há informações de atendimentos de urgência no SUS e procedimentos realizados até o ano de 2019, demonstrativos contábeis dos anos de 2019 e 2020, e relatórios de governança corporativa dos anos de 2019 e 2020.

3 – Os dados relativos ao recebimento de emendas de bancada federal e emendas impositivas de deputados estaduais e vereadores não contam com as datas dos repasses, o que impossibilita o controle do fluxo financeiro na exata sequência cronológica.

4 – Os dados relativos aos convênios celebrados com os municípios só contam com convênios celebrados com Cabedelo e Jacaraú, sendo que o próprio HNL já divulgou em seu site convênios celebrados com outros municípios.

5 – Na aba relativa à Plataforma Mais Brasil, só há dados de transferências voluntárias realizadas até o ano de 2021.

6 – Na aba relativa às verbas Covid, só há dados de recursos recebidos e gastos do ano de 2020.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

preso FOTO Pixabay

Polícia Civil prende, em Patos, suspeito de matar ex-namorada em Cabedelo

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem quase 20 apostas premiadas na Mega-Sena

_viatura pcpb FOTO Ascom PCPB

Polícia conclui inquérito sobre jovens encontrados mortos em estrada no Sertão da PB

incendio pousada em porto alegre

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

luizcoutofrente

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem