MPPB e MPF recomendam que prefeito de Princesa Isabel torne obrigatório uso de máscara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Ministério Público Federal (MPF) recomendaram ao prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira do Nascimento, que promova a alteração do Decreto n. 07/2022, para tornar obrigatório o uso de máscara no município. A recomendação é assinada pelo promotor de Justiça, Eduardo Barros Mayer, e pela procuradora da República, Janaína Andrade de Sousa.

Conforme a recomendação, o Município de Princesa Isabel informou aos MPs que, usando o Poder Discricionário conferido à Administração Municipal, dispensou a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos, fundamentando tal ato na mudança do cenário epidemiológico, com queda do número de doentes pela covid-19 nas últimas semanas, bem como pelo avanço da cobertura vacinal no município e baixo índice de casos confirmados.

Na recomendação, os membros dos MPs destacam que o decreto municipal, em sua redação atual, está em desacordo com o artigo 14 do Decreto Estadual n. 42.306/2022, que dispõe que permanece obrigatório, em todo território da Paraíba, o uso de máscaras, mesmo que artesanais, nos espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população, vias públicas, no interior dos órgãos públicos, nos estabelecimentos privados e nos veículos públicos e particulares, inclusive ônibus e táxis.

Ainda no documento, os membros do MPPB e MPF ressaltam que o poder discricionário do gestor não significa poder fazer tudo, em especial em situações de saúde que necessitam de decisões técnicas para tomada de decisão que atinge um grande número de pessoas, as quais transcendem a circunscrição do editor do ato normativo.

Além disso, apontam que o fundamento da flexibilização do uso de máscaras (redução de casos de covid-19 e a grande cobertura vacinal) por si só não se configura justificativa técnica de órgão com atribuição sanitária ou epidemiológica e que ainda, em contradição aos argumentos, o Município informa que não tem dados atualizados em razão de suposta inoperância dos sistemas de dados relativos à pandemia do coronavírus.

Os representantes do MPPB e do MPF destacam ainda que, apesar de afirmar que a vacinação em Princesa Isabel está em patamar avançado, os dados do Painel de Vacinação disponibilizado pelo Governo do Estado demonstram que menos de 1% da população de 5 a 11 anos  está imunizada contra a covid-19.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa