MP e TCE criam observatório para monitorar gestões e gastos públicos na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) firmaram, na manhã desta quinta-feira (14/07), um acordo de cooperação técnica que oficializa a implantação do Observatório da Gestão Pública na Paraíba. O termo foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, e pelo presidente do TCE-PB, o conselheiro Fernando Rodrigues Catão.

Participaram da solenidade o promotor de Justiça Reynaldo Di Lorenzo Serpa Filho, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público; o procurador do Ministério Público de Contas, Manoel Antônio dos Santos Neto; o diretor Executivo Geral do TCE, Károly de Tatrai Agra; o diretor de Auditoria e Fiscalização, Josedilton Diniz; e o coordenador da gestão da Informação do Tribunal de Contas da Paraíba, Eduardo Ferreira de Albuquerque.

O procurador-geral, Antônio Hortêncio, destacou a importância dos esforços conjuntos. “Essa observação dos gastos públicos de algumas situações envolvendo o patrimônio público, e que são atribuições do Ministério Público, e também do TCE podem ser mais bem observadas na junção de esforços. O MP sempre tem essa meta de se unir a instituições e órgãos que têm finalidades similares para que o trabalho seja melhor desempenhado”, afirmou.

O conselheiro Fernando Catão apontou que o termo assinado é um ato de fortalecimento das instituições de controle externo. “O acordo tem por objetivo a integração de metodologias entre os partícipes (e futuros órgãos públicos aderentes), bem como o intercâmbio de experiências, dados, informações e tecnologias, de forma a incrementar as ações de prevenção e combate à corrupção, bem como de monitoramento das gestões e despesas públicas em sentido amplo”, declarou o presidente do TCE-PB.

Cooperação
O acordo prevê que as instituições vão aprimorar o monitoramento das gestões públicas e da aplicação de recursos públicos estaduais e municipais, repassados e aplicados no âmbito da Paraíba; integrar as metodologias de atuação preventiva e repressiva; e realizar treinamentos em conjunto que visem aperfeiçoar as técnicas de prevenção, de combate à corrupção e de monitoramento das gestões e despesas públicas.

Também prevê que o MP e o TCE vão fomentar assistência mútua para desenvolvimento das ações institucionais que envolvam interesses comuns; e desenvolver projetos de capacitação, investigação, transferência de tecnologia, análise de dados, estudos em conjunto entre os partícipes e divulgação em campos de interesse mútuo.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Nova pesquisa aponta Domiciano empatado na liderança pela prefeitura em Bayeux

PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro e apreende joias e cavalo avaliado em R$ 600 mil

Anteriores

vo

Polícia prende suspeito de assassinar avó e neto dentro de casa no Agreste da Paraíba

saa

Após proibição da Justiça, Samba Brasil será no Espaço Cultural

concurso-conceicao

MPPB pede e Justiça suspende concurso público da Prefeitura de Conceição

luizcoutomic

Luiz Couto critica presidente do PT e acusa distorção de fatos por parte de Jackson

adorable-dog-being-curious-fence-shelter-scaled

Publicada lei que proíbe condenados por maus tratos aos animais de assumir cargos públicos

d754d546-187f-471a-9e8f-b79dd2b1f486

Vice-governador entrega 240 laboratórios de Robótica e destaca avanços na Educação da Paraíba

cli

Dona de clínica de reabilitação é presa em flagrante por cárcere privado e sequestro na Paraíba

domicianoesara

Julgamento de elegibilidade de Sara é adiado a pedido de procurador de Bayeux

WhatsApp Image 2024-09-12 at 13.53.32

Lei de Francisca Motta moderniza prescrição médica com atestado digital na Paraíba

55b70e6d-f6c4-46aa-8137-d8f7d1caebe3

João Azevêdo destaca potencialidades de investimentos da Paraíba em Fórum de Governança, na Bahia