Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Pleno aprovou criação do Núcleo de Conciliação do TRT da Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Tribunal do Trabalho da Paraíba está encerrando a Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, lançando o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Conflitos. Na semana passada, por unanimidade, o Pleno do TRT aprovou a criação do núcleo, depois de receber a proposta apresentada pela Comissão de instalação nomeada pelo presidente do TRT, desembargador paulo Maia, da qual fazem parte os juízes Nayara Queiroz Mota de Sousa, presidente, Ana Paula Cabral e Alexandre Roque Pinto.

A Resolução Administrativa será publicada esta semana. A criação do Núcleo segue orientação da Resolução 125/2010, publicada pelo Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre a política judiciária de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário e orienta os Tribunais Regionais a criar os Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Conflitos.

Um dos principais objetivos do Núcleo de Conciliação é melhorar a qualidade da tentativa conciliatória. De acordo com a juíza Nayara Queiroz, como o TRT da Paraíba é pioneiro no processo eletrônico, é necessário que se alie o avanço tecnológico a uma conciliação humanística. Na proposta se destaca a valorização do potencial de cada pessoa, tendo como meta colocar o juiz cada vez mais próximo do jurisdicionado.

Atribuições

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – Nucom, será instalado no Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa, com atuação em toda a jurisdição do TRT. Será composto por magistrados e servidores com o propósito de planejar e executar a política judiciária de conciliação no âmbito do Regional.

A equipe terá a função de atuar na interlocução com os conselhos superiores, outros tribunais, entidades públicas e privadas parceiras, inclusive universidades, instituições de ensino, OAB, defensorias públicas, procuradorias, Ministério Público, sindicatos e associações.

Uma das atribuições será promover, em conjunto com a Escola Judicial e a Secretaria de Gestão de Pessoas, a capacitação, treinamento e atualização permanente de magistrados e servidores, respectivamente, nos métodos consensuais de solução de conflitos. Além disso, propor à Presidência do TRT convênios e parcerias com entes públicos e privados, objetivando o fomento à conciliação e, com a mesma finalidade, programas de educação em direitos humanos.

O novo órgão será responsável também por realizar audiências de tentativa de conciliação judicial, preliminares à audiência designada para a defesa ou em qualquer fase processual, e homologar os acordos que lhe forem submetidos.

Sem prejuízos

Critérios serão estabelecidos para a seleção dos processos que terão audiência preliminar, sem prejuízo da designação da audiência inicial ou una na Vara de origem. Caberá à Distribuição dos Feitos ou à Secretaria das Varas designar as sessões e comunicá-las às partes na mesma notificação, ressaltando que a presença na audiência preliminar é facultativa.

Em todas as notificações, mandados e editais emitidos, deverá constar a mensagem que indique a sua existência e estimule a conciliação em qualquer fase processual. Feita a conciliação, a Vara ficará responsável pelo acompanhamento da quitação dos termos ajustados e pela inadimplência.

Caberá ao Núcleo informar as partes e aos advogados na abertura da audiência de conciliação sobre sua metodologia de funcionamento, esclarecendo seus princípios, regras e as funções do facilitador. Caberá também promover as tentativas de conciliação de processos em na fase de execução e em requisitório de precatórios reunidos por determinação do desembargador corregedor do Regional.

Abordagem Rogeriana

Para a juíza Nayara Queiroz, o Núcleo vai propôr um clima favorável a conciliação com o envolvimento de todas as partes, inclusive do magistrado, utilizado uma abordagem Rogeriana. "O psicólogo Carl Rogers ficou famoso por desenvolver um método psicoterapêutico centrado na pessoa e que usa a confiança para poder fazer com que ela encontre a própria cura. Ele marcou não só a Psicologia Clínica, como também a Psicoterapia, Administração – de empresas e de escolas, o Aconselhamento Psicológico, a Educação e Pedagogia, a Psicopedagogia, Orientação Educacional, assim como a Literatura, o Cinema e as Artes", disse a magistrada, que presidiu a Comissão de Instalação do Núcleo.

Segundo a magistrada, a abordagem Rogeriana, implica na adoção de atitudes pelo magistrado conciliador, que promovem a facilitação do diálogo. O diálogo melhora a confiança nas pessoas, que, fixando suas existências na presença do companheiro, se tornam mais autônomas e fortalecidas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

Cineasta Toni Venturi FOTO redes sociais

Cineasta Toni Venturi morre aos 68 anos; velório será na Cinemateca

irã FOTO Pixabay

Helicóptero com presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sofre acidente

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Aposta de Casserengue ganha prêmio na Mega-Sena

porto alegre RS FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

estrutura sao joao santa rita pb_

Prefeito sinaliza que vai descumprir recomendação do TCE-PB e realizar São João ‘milionário’

viaturas policia militar

Polícia localiza fugitivo em área de caatinga após troca de tiros em Malta

ator tony ramos FOTO tv globo

Tony Ramos deixa UTI e apresenta melhora progressiva

cachorro marley resgatado galo na cabeca

Cachorro é resgatado com “galo” na cabeça e tutora faz campanha para custear internação

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada_

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada

panta

Auditoria do TCE-PB dá parecer sobre São João de Santa Rita e Prefeitura diz que festa está mantida