Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Chuvas provocam medo e danos a moradores de Cajazeiras e Dona Inês

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

No interior do estado duas cidades, Cajazeiras e Dona Inês, estão enfrentando problemas por conta das fortes chuvas registradas nas últimas horas. Em Cajazeiras, no Sertão do estado, um vazamento no muro de contenção do Açude Engenheiro Ávidos está tirando o sossego dos moradores ribeirinhos. A população que mora em torno do açude foi orientada a deixar suas casas por causa do risco da vazão da sangria, conforme informações da Prefeitura de Cajazeiras. Vários moradores do distrito de Boqueirão, inclusive, não dormiram em suas casas à noite, temendo que a barreira se rompa e elas fossem inundadas.

O Corpo de Bombeiros informou que não foi acionado até o início da manhã desta quarta-feira (17), mas que o batalhão está ciente dos protocolos e está em alerta para agir em qualquer situação que venha a acontecer.

Na verdade a barreira do açude está intacta. O problema aconteceu em uma segunda barreira, que é uma espécie de barreira de contenção, construída para aliviar quando o açude tem sangramento.

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) explicou que o buraco se formou pela pressão da água na barreira de contenção, que é chamada ensecadeira, e que foi feito um serviço para facilitar o trabalho em uma das comportas da represa. Disse ainda que caso a barreira rompa o que pode acontecer é aumentar a vazão da sangria que leva água ao manancial para o açude de São Gonçalo, que já está sangrando, em Sousa.

Para tranquilizar a população, o Dnocs  conseguiu tapar na manhã de hoje o buraco na barreira de contenção e informou que vai instalar comportas provisórias no Açude Ávidos. Segundo o órgão, a medida visa “proporcionar maior segurança e tranquilidade para o reservatório, assim como para os ribeirinhos que habitam às margens do Rio Piranhas”. As máquinas que vão ser usadas para a obras já estão no local para início da execução.

Em áudios que circulam desde ontem em grupos de whatsapp, moradores mostravam preocupação e medo e afirmavam que que famílias que moram em berço de rios a recomendação era sair o mais rápido possível do caminho da água.

Casas alagadas em Dona Inês

Na cidade de Dona Inês, no Brejo paraibano, moradores também enfrentam transtornos e susto após um temporal atingir o município. Choveu bastante ontem (16), o que fez com que o reservatório do Cajueiro, como é chamado, encheu mais do que o esperado e um muro de proteção que foi construído ao redor do reservatório não aguentou a pressão da água e caiu, o que fez com que mais de um metro de água invadisse a Rua José Fernandes, onde várias casas foram alagadas. Cerca de seis casas foram inundadas.

Os moradores foram pegos de surpresa com a água dentro de casa. Eles perderam móveis, eletrodomésticos, roupas e alimentos. Uma moradora, dona Graça Araújo, disse que foi um momento de transtorno, medo e pânico. Para fugir da água subiu em uma cisterna que fica cerca de três metros do chão.

O secretário de Obras da cidade, Epitácio de Oliveira, falou das providências adotadas. Disse que desde ontem foi solicitado o desligamento da energia elétrica na região atingida, para evitar acidentes, hoje está sendo feita uma limpeza no local e isolamento da área e que o município está fazendo um levantamento das pessoas que foram prejudicadas para sanar os prejuízos que os moradores das casas invadidas tiveram.

E vai continuar chovendo em Dona Inês. A previsão é de fortes chuvas nas próximas horas na cidade.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

semanadomei (1)

Semana do MEI: Sebrae orienta empreendedores sobre adesão ao Domicílio Eletrônico Trabalhista

egidiopreso

Audiência de Egídio tem oitiva de Dom Delson, mas é interrompida a pedido da defesa

acidentetransito (1)

Câmara de João Pessoa debate Maio Amarelo pela paz no trânsito

robertosantiago

Roberto Santiago: herança da avó e tios tirou a família do fundo do poço

detranreune (1)

Detran é o primeiro órgão da Paraíba a receber a Carta de Serviços Digital revisada e atualizada

forumcabeelo (1)

Segundo réu pronunciado pelo homicídio do lutador de MMA é julgado em Cabedelo

joaoalemanha

João Azevêdo abre Fórum de Internacionalização Paraíba-Alemanha e destaca investimentos em pesquisa

Cida Ramos, deputada

Cida Ramos acredita em candidatura própria do PT e diz que está confiante

Adolescente mata os pais e a irmã

Adolescente mata os pais e a irmã em SP por ficar sem computador e celular

Barreira do Castelo Branco

Obras na barreira do Castelo Branco começam hoje e trecho da BR-230 será interditado