Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

PMs paraibanos farão curso de gênero, letramento racial e diversidade

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público da Paraíba realizou, nesta quinta-feira, 23, uma audiência pública para tratar da realização de curso de gênero, letramento racial, diversidade e direitos humanos para policiais militares. Ao final, ficou acordada a realização do curso, com início previsto para março de 2024, a ser ministrado pela Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana (SEMDH), com a inclusão de representações da sociedade civil que tentam interface com a pauta. O Comando da PM e a secretaria deverão encaminhar, no prazo de 30 dias, o calendário do curso ao MPPB.

A audiência foi conduzida pela 46ª promotora de Justiça de João Pessoa, Fabiana Lobo, e contou com a participação do procurador da República, José Godoy; da secretária da Mulher e Diversidade Humana (SEMDH), Lídia Moura; do representante do Fórum da Negritude, Pablo Honorato; subcomandante da PMPB, coronel José Ronildo Souza da Silva; vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-PB, Ewerton Castro.

A promotora Fabiana Lobo falou que é importante que as forças policiais e o Sistema de Justiça se aproximem da sociedade em toda a sua pluralidade. “Daí a importância de uma formação continuada em temas como LGBTfobia, igualdade racial e gênero, que são pautas presentes na nossa sociedade e que precisam ser entendidas e melhor tratadas pelo serviço público e pelo poder público em geral”, afirmou a promotora.

O procurador da República, José Godoy, ressaltou a necessidade de formação continuada sobre a pauta e de análise de dados, registrando o alto índice de pessoas negras mortas por forças policiais.

Durante a audiência, a secretária Lídia Moura falou sobre o Projeto Entrelace, que ministra curso de letramento racial, de gênero, de LGBTfobia e de Direitos Humanos, podendo ser realizado durante um dia inteiro ou meio período. Além disso, também é promovido um curso de 80 horas, mediante contratação, visto que é ministrado, também, por palestrantes convidados. Ela informou que os cursos da secretaria já foram ministrados para a Defensoria Pública, Polícia Civil, para a Guarda Municipal de João Pessoa e para serviços públicos de outros municípios.

Ainda foi destacado pelo secretária que a PMPB vem trabalhando o tema de direitos humanos e cidadania em parceria com a SEMDH, destacando o Programa da Patrulha Maria da Penha, e que os batalhões estão sendo treinados em questão de gênero, com a transversalidade da igualdade racial e da LGBTfobia.

O representante do Fórum da Negritude, Pablo Honorato, ressaltou a necessidade de discussão da temática racial, haja vista o racismo estrutural existente na sociedade brasileira e na segurança pública. Ele registrou que o índice de letalidade da população negra é alto e que as formas de inclusão passam pela educação.

O vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-PB, Ewerton Castro, ressaltou a importância do letramento racial dentro da polícia e informou que a OAB-PB está disponível para colaborar nessa pauta.

O subcomandante da PMPB, coronel José Ronildo Souza da Silva, informou que os conteúdos de igualdade racial, LGBTfobia e de gênero são tratados nos cursos de formação da polícia militar. No entanto, salientou que a corporação está aberta para mais conhecimentos, em educação continuada.

Representantes da PM sugeriram ainda que, nos cursos de formação de oficiais, houvesse a participação dos movimentos como forma de estreitamento de vínculos, bem como a criação de protocolos de atuação nessas temáticas e de formação continuada com calendário permanente, com participação dos movimentos.

Ao final da audiência, além da realização do curso, ficou acordado que o Comando da PMPB analisará a possibilidade de implantação de formação continuada em calendário permanente, com a participação das comunidades, e de implantação de protocolos de atuação na pauta da igualdade racial, de gênero e de LGBTfobia.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

cachorro marley resgatado galo na cabeca

Cachorro é resgatado com “galo” na cabeça e tutora faz campanha para custear internação

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada_

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada

panta

Auditoria do TCE-PB dá parecer sobre São João de Santa Rita e Prefeitura diz que festa está mantida

Nível das águas do Guaíba continua em queda FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Nível das águas do Guaíba, no Rio Grande do Sul, continua em queda

computador estudos FOTO Pixabay

Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

giuceliaazul

Giucélia Figueiredo, ex-presidente do Crea-PB, lança candidatura a conselheira federal e promete transformação

dinheiro_real FOTO Pixabay

Adolescente confessa envolvimento em roubo de R$ 20 mil após invasão a obra em João Pessoa

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio FOTO santo andre depressao

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Polícia pende investigados por roubos a político, comerciantes e proprietários rurais em Mamanguape

Luciano Cartaxo 2

Ex-prefeito Luciano Cartaxo é internado em João Pessoa