Procon alerta para nova lei que obriga planos de saúde a cobrirem tratamentos fora do rol da ANS

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Desde o último dia 22 de setembro, está em vigor a Lei Federal n°14.454 que obriga as operadoras de planos de saúde de todo o País a cobrirem procedimentos médicos que estavam fora da lista de tratamentos previstos pela Agência Nacional de Saúde (ANS). O Procon-JP alerta aos usuários que fiquem atentos a quaisquer descumprimentos à nova legislação para denunciar à Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.

O secretário Rougger Guerra explica que vários procedimentos estavam fora do chamado rol taxativo previsto pela ANS, obrigando o usuário de planos a recorrerem aos órgãos de defesa do consumidor ou à justiça para conseguirem o atendimento. “Com a nova lei, o consumidor de plano de saúde não terá mais de passar pela ‘agonia’ de ter que recorrer à justiça ou aos procons para conseguir um tratamento que estava fora da relação da ANS”.

Antes da nova legislação, diversos tratamentos não constavam como obrigatórios de cobertura no rol da ANS, o que afetou milhões de usuários em todo o Brasil. “Essa situação agravava a situação do consumidor, já vulnerável pela doença, que tinha de ‘brigar’ para ter direito a um tratamento necessário e urgente”, enfatiza o titular do Procon-JP.

Comprovação da necessidade – A Lei 14.454/2022 obriga os planos de saúde a cobrirem procedimentos médicos mesmo que estejam fora do rol, desde que sejam comprovadamente eficazes ou existam recomendações da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) ou de, pelo menos, um órgão de avaliação de tecnologias em saúde que tenha renome internacional, desde que sejam aprovadas também para procedimentos nacionais.

Rougger Guerra salienta que a nova legislação traz o direito a tratamentos eficazes para quem necessita. “Ganha o consumidor usuários de plano de saúde que, até então, vivia mais um grande estresse, afora a doença, de ‘correr’ atrás de procedimentos médicos que estavam fora da previsão de cobertura”.

Canais de denúncia – Caso o usuário de plano de saúde tenha tratamentos negados e exista a comprovação da eficácia e necessidade do procedimento com base em evidências científicas, deve procurar o Procon-JP e formular a queixa, seja na sede daAvenida Pedro I, n° 473, Tambiá, ou através do 0800 083 2015 ou WhatsApp (83) 98665-0179 (Procon na sua mão).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa