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Ciclo de lives reúne grandes nomes da ciência para debater mudanças climáticas

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O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia (SEC&T), realiza na próxima segunda, dia 14, a primeira live de um ciclo que vai debater um problema que está na ordem do dia do planeta: as mudanças climáticas. Batizada de A ConsCIÊNCIA pelo Conhecimento, grafada assim para ressaltar o papel da ciência, a série tem como convidados para a estreia Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP e integrante do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), e Rubens Freire, secretário executivo de Ciência e Tecnologia. A transmissão ao vivo começa às 18 horas, no canal da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia no YouTube.

O IPCC, que é o o painel cientifico para o clima da ONU, lançou no começo do seu sexto relatório em que alerta para os riscos que a humanidade vai enfrentar nas próximas duas décadas por conta do aquecimento global. E, a cada relatório divulgado, os alertas são mais diretos e mais graves. “No Nordeste, há locais onde a precipitação já diminuiu em média 30% e a temperatura já aumentou 2ºC. Portanto, temos uma região que era semiárida, onde já chovia pouco; com uma redução dessa precipitação, nós podemos chegar em uma região árida”, alertou Artaxo, em entrevista à revista National Geographic, em agosto passado. “E, com isso, o Brasil vai ter que decidir o que vai acontecer com os milhões de nordestinos que podem estar vivendo numa região onde, basicamente, a agricultura de subsistência pode não mais ser possível”.

“Esses relatórios, quando começaram, falavam apenas dos impactos climáticos e econômicos. Agora, já falam dos impactos na saúde, na educação e na marginalização de populações carentes. Passou-se a se discutir a sociedade como um todo”, analisa Daniel Benitez, gerente executivo da SEC&T, que idealizou a live tendo em vista o Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas, que é no dia 16.

Serão, ao todo, seis lives. As seguintes discutirão os impactos ambientais, os impactos sociais, na produção de alimentos, como introduzir o tema das mudanças climáticas no ensino público fundamental e as políticas públicas a respeito do assunto. “A mensagem é conscientizar não pelo terrorismo, mas pelo conhecimento”, afirma Benitez.

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