Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

TCE julgar irregular licitação e contrato de escritórios de advocacia para recuperação de royalties

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) votou pela irregularidade, em sessão desta quinta-feira (9), da Inexigibilidade de Licitação 001/2015, pela qual a Prefeitura de São Miguel de Taipú firmou contrato – também considerado irregular – de assessoria jurídica para recuperação de royalties de petróleo e gás natural.

A decisão, à unanimidade, se deu após exame do processo 08186/16, sob relatoria do conselheiro substituto Renato Sérgio Santiago Melo,  e inclui também determinação de abertura de Tomada de Contas Especial para verificar pagamentos que totalizam R$ 453,5 mil, feitos ao advogado Taiguara Fernandes de Sousa.

Do relatório de auditoria consta que no exercício em que os pagamentos foram efetuados (2016), o município conseguiu recuperar R$ 2,5 milhões a título de royalties do petróleo e gás natural. “A conquista obtida liminarmente é passível de reversão em virtude de recursos que vem sendo interpostos, em casos idênticos, pela Agência Nacional de Petróleo”, observou o conselheiro.

Lembrou ele em durante a sessão, que o relatório também demonstra que o contrato entre as partes não apresentou “preço expresso em moeda nacional e sim em percentual (20%)” incidentes sobre o valor recuperado pelo município, contrariando, segundo o órgão auditor, o disposto “nos arts. 5ºm caput, e 55, inciso III, da Lei de Licitações e Contratos Administrativos”.

Contas aprovadas – Na mesma sessão, a 1ª Câmara aprovou prestações de contas, relativas ao exercício 2018, de mais oito Câmaras de Vereadores: Boa Vista, Malta, Água Branca, Umbuzeiro, Mamanguape, Imaculada, Queimadas e Olivedos. E foi julgada irregular a do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Pitimbú, do ano de 2017.

A 1ª Câmara realizou sua sessão nº 2786, para exame de uma pauta de 103 processos. Sob a presidência do conselheiro Fernando Catão, os trabalhos contaram com a participação ainda dos conselheiros substitutos Antônio Gomes Vieira Filho e Renato Sérgio Santiago Melo. E, também, do procurador Bradson Tibério Luna Camelo, atuando pelo Ministério Público de Contas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ub (1)

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

vacinacao-contra-a-gripe-para-idosos

Paraíba amplia oferta da vacina contra gripe para toda população

fc7f10f1-5184-41b0-8fae-ca436c6623cc

Camilo Santana lança na Paraíba nesta sexta o programa Pé-de-Meia

joaovivacentro

Governador participa de abertura da Feira de Negócios “Viva o Centro”

PMATIRA (1)

PM vai a Júri por homicídio e tentativa homicídio em pizzaria de João Pessoa

hamburgada (1)

Trabalhadores da Unipão são surpreendidos com ‘hamburgada’ especial

ibgeprefs (1)

Parceria com IBGE torna João Pessoa a 1ª cidade do país a fazer cadastro conjunto de endereços

PM 12bpm

Operação da PM conduz 64 pessoas para delegacias e apreende armas de fogo

Marconi Perillo

Presidente nacional do PSDB diz que houve erro e aciona STF para anular ação contra eleição de Galdino

Cícero Lucena hoje 2

Cícero autoriza obras para reconstrução de praça no Castelo Branco e projeta bairro 100% pavimentado