Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Publicados decretos que criam Delegacia de Crimes Cibernéticos e Batalhão de Policiamento Turístico

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Diário Oficial do Estado, edição desta sexta-feira (11), trouxe os decretos que criam a Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos, institui o Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BEPTur) e cria a 4ª Região Integrada de Segurança Pública e Defesa Social (REISP) e duas novas Áreas Integradas de Segurança Pública e Defesa Social (AISPs).

Delegacia de Crimes Cibernéticos – A criação da Delegacia de Crimes Cibernéticos era uma reivindicação antiga da população paraibana. O decreto assinado pelo governador João Azevêdo dá à Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos (DECC) abrangência estadual. O órgão vai apurar crimes como pedofilia e contra a honra, além de uma série de golpes por aplicativos, entre outros.

4ª Reisp – A criação da Região Integrada de Segurança Pública de Guarabira (4ª Reisp) proporciona condições de se alcançar ainda mais uma gestão por resultados. Assim, a criação dessa Reisp melhora a distribuição de recursos humanos e de materiais, atendendo melhor as necessidades locais. Sua criação vai desafogar a Regional de Campina Grande, com melhorias significativas na eficiência da gestão.

Criação de Aisp – Outra grande medida anunciada por João Azevêdo foi a criação de mais duas Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp), a 23ª e a 24ª, com sede em Juazeirinho e em Sapé, respectivamente.

A Aisp de Juazeirinho abrange 11 municípios: Assunção, Cubati, Juazeirinho, Olivedos, Livramento, Salgadinho, Santo André, Seridó, Soledade, Taperoá e Tenório, beneficiando uma população de 91 750 pessoas, abrangendo uma área de 3.323 quilômetros quadrados.

Já a 24ª Aisp contempla os municípios de Caldas Brandão, Gurinhém, Mari, Riachão do Poço, Sapé e Sobrado, beneficiando 106 897 pessoas, em uma área de 975 quilômetros quadrados.

BEPTur – O Batalhão Especializado em Policiamento Turístico terá sede em João Pessoa. A Companhia Especializada em Apoio ao Turista (CEATur) passa a ser, portanto, a 1º Companhia do BEPTur, situada em sua sede. A responsabilidade territorial e funcional da nova unidade deverá ser estabelecida pelo Comandante-Geral,  de acordo com a política integrada da Segurança Pública da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (SESDS).

Elas foram anunciadas ontem (10) pelo governador João Azevêdo, durante o anuncio de um conjunto de ações e de obras para modernizar ainda mais a Segurança Pública da Paraíba, melhorando os serviços prestados à população e as condições de trabalho das forças policiais que atuam no Estado.

Os investimentos somam cerca de R$ 100 milhões. A solenidade ocorreu de forma remota, pelo canal oficial do Governo do Estado no YouTube.

O governador João Azevêdo destacou que as ações representam melhorias concretas na vida da população paraibana. “Este é um Governo que tem feito um esforço gigantesco para fazer com que as coisas aconteçam, mesmo diante de um momento de dificuldade que nós estamos vivendo, que é essa pandemia. Essa pandemia, de certa forma, no início do ano passado, a sensação que nós tínhamos era de que haveria um congelamento das ações do Governo, mas não poderíamos ficar paralisados ao longo do tempo. Essa foi exatamente a missão mais importante, que foi fazer com que a gente enfrentasse a pandemia, mas o Governo continuasse operoso, que produzisse aquilo tudo que nós projetamos lá em 2018”, comentou.

Já o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Jean Francisco Nunes, enfatizou que as ações trarão ainda mais resultados. “Nós temos uma reorganização administrativa do nosso Estado. Nós precisamos, efetivamente, buscar essa reorganização administrativa, proporcionando gestão por resultados e compartilhamento de responsabilidades”, disse, apresentando as ações na área de Segurança Pública, a exemplo da criação da Delegacia de Crimes Cibernéticos, uma demanda da sociedade.

 

 

 

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UEPB: uma crise democrática

Confusão continua: TRE nega ter chancelado posse de Raissa Lacerda na Câmara

Anteriores

18bd9ff91c351eb1c5acabe58386cabb

Inmet emite alertas de acumulado de chuvas para João Pessoa e outras 90 cidades da Paraíba

SMS_Dia_D_Poliomielite_Foto_Kleide_Teixeira_09-scaled

João Pessoa realiza ‘Dia D’ de vacinação contra poliomielite neste sábado

WhatsApp Image 2024-06-14 at 17.41.17

TCE-PB divulga número de servidores contratados nos municípios do Estado

e566060c-5de1-4ed1-8356-d3e59a96bccb

João Azevêdo inspeciona obras com investimentos de R$ 87,5 milhões em Princesa Isabel e Tavares

1718377352730

Sabadinho Bom tem Joca do Acordeon como atração neste fim de semana

IMG_6802-scaled

Alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa participam de torneio de robótica neste sábado

WhatsApp Image 2024-06-14 at 15.00.05

Pré-cadastro de pessoas interessadas em doar sangue no Dia do Orgulho LGBT começa nesta sexta

polícia-militar-pm-paraíba

Concurso da PM e Bombeiros da Paraíba terá pelo menos mais 200 convocados

Cofeci - Emirados Árabes 2

Cofeci e Emirados Árabes iniciam intercâmbio voltado ao mercado imobiliário

Wellington Farias 2

Wellington Farias será homenageado no Caminhos do Frio em Serraria