Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Paraíba tem mais de 214 mil diabéticos e Secretaria alerta para cuidados

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Paraíba tem, segundo estimativa do DataSUS divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde, 214.685 pessoas com diabetes. Isso equivale a 5,3% da população. A SES participou de uma ação de conscientização sobre a doença, na manhã deste sábado (10), com com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia na Paraíba, a Sociedade Paraibana de Cardiologia, a Associação dos Diabéticos da Paraíba e com uma cooperativa médica.

O servidor público aposentado, José Luciano, fazia a caminhada de rotina na orla de João Pessoa quando foi até a tenda montada na calçada da praia de Cabo Branco e parou para fazer o teste de glicemia. Ele assustou-se com o resultado: a glicose estava alterada, bem acima do esperado. O serviço oferecido ali, no meio da rua, alertou o morador para a busca de tratamento.

“Fiquei surpreso quando vi que a glicose estava 339, é muito perigoso, o normal é abaixo de 100. Próxima segunda vou começar a fazer os exames necessários e procurar um médico”, comentou José Luciano.

No próximo dia 14 de novembro é lembrado o Dia Mundial do Diabetes. Em uma tenda montada na praia de Cabo Branco, profissionais da área de saúde e técnicos da SES se reuniram para oferecer serviços de teste de glicemia, verificação de pressão arterial e distribuição de material educativo e com orientações para a população.

Segundo a médica endocrinologista, e uma das organizadoras da ação, Drª Maria da Luz, a previsão é que, no futuro, haja um aumento exponencial do aparecimento e da prevalência do diabetes. “Estamos aqui para conscientizar as pessoas sobre o risco de desenvolver o diabetes, a importância do tratamento. É comum encontrar em ações dessa natureza pessoas que não têm conhecimento da enfermidade por ser, a princípio, uma doença silenciosa. Muita gente tem o nível alterado da diabetes, mas não tem os sintomas. Aqui temos profissionais que conversam e alertam essas pessoas com relação ao tratamento na prevenção das complicações crônicas da doença”, explicou ela sobre a ação realizada durante a manhã.

Para a presidente da Associação dos Diabéticos da Paraíba, Adriana Fernandes, as atividades que aconteceram na manhã deste sábado são importantes para dar visibilidade e compartilhar informação sobre a doença. “O que mata e o que amputa é a falta de informação, é a falta de auto cuidado. Nosso papel aqui é conversar, orientar, dar exemplo de nossa própria vida, que é um dos pontos fortes da associação.”

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Aimee Garcia, atriz de Dexter

Aimee Garcia, de ‘Lúcifer’ e ‘Dexter’, é confirmada para a edição 2024 do Imagineland

terezinhaemonica (1)

Eleições na UFPB acontecem nesta quinta; 46 mil estão aptos para votar

PM, viatura passando

Criminosos sequestram motorista de aplicativo, trocam tiros com a PM e dois são baleados

Dinheiro 21

INSS começa a pagar nesta quarta-feira décimo terceiro antecipado

PMJP e Hospital Padre Zé

Prefeitura de João Pessoa assina contrato com Hospital Padre Zé e amplia assistência

WhatsApp-Image-2020-07-28-at-14.52.06-1

Ministério Publico arquiva denúncia de crime ambiental contra Engenho Triunfo

pbesportetotal

Entidades do esporte de alto rendimento assinam contratos do Paraíba Esporte Total

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses