Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Multidão gera tumulto no Centro Administrativo para cadastro de terceirizados

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Uma multidão compareceu na manhã de hoje ao Centro Administrativo Municipal em Água Fria para se submeter a um processo de cadastramento para os serviços terceirizados de auxiliar de limpeza, merendeira e agentes de portaria que aconteceria no auditório do prédio. Estima-se que cerca de 2.500 pessoas tenham se dirigido ao local. Os primeiros chegaram por volta das 4 horas. Como estava chovendo, muitos servidores tentaram forçar a entrada no prédio do CAM e os Guardas Municipais tiveram que intervir. Há relatos de alguns prestadores de serviço de que teria havido uso de spray de pimenta para conter o grupo, o que foi negado pelo Comandante da Guarda Civil Municipal, Vítor Freire.

“Não acredito que tenha havido esse tipo de abordagem. O uso de força não foi orientado para esse caso porque se tratam de trabalhadores. Mas, se houve, alguém deve ter feito o registro disso com câmera de celular que é algo muito comum atualmente. Se tiverem registro disso, podem nos passar que tomaremos as providências. Sabemos que por causa da chuva e do temor dos servidores de ficarem sem o pagamento porque está perto do fechamento da folha, todos vieram hoje. Além disso, estava chovendo e as pessoas queriam se abrigar. O local não comporta todo mundo e até por isso, temos prazo até quarta-feira para encerrar o cadastro”, explicou Vítor.

– O processo de cadastro é parte do cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura de João Pessoa e o Ministério Público da Paraíba, que determina a redução do número de prestadores de serviço e a terceirização. Por isso, a atual gestão realizou licitação para contratar uma empresa responsável pelos serviços de limpeza, portaria e merenda.

O cadastro vai até a quarta-feira, 27, mas um boato foi gerado entre os prestadores dizendo que o único dia seria este sábado e isso motivou o comparecimento de todos logo no início da manhã.

A empresa baiana Exemplar Service venceu o processo licitatório, do qual participaram outras 16 empresas, e os 2.508 prestadores de serviço das três áreas migraram para os quadros da Exemplar, passando a ter outros benefícios além do salário e 13° salário, como também cesta básica, plano dentário, FGTS e multa de rescisão.

Neste sábado (23), como parte deste processo de migração para o quadro de funcionários da empresa, ela está realizando um cadastramento destes profissionais. O objetivo é que eles sigam recebendo seus salários no mesmo dia que os demais servidores da Prefeitura, ou seja, no último dia útil do mês e não até o 5° dia útil do mês subsequente, como praticado em empresas privadas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente