Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Lula indicará Haddad como seu substituto até terça-feira, diz Reuters

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Segundo mostra o Brasil 247, a Reuters considera que Lula vai passar o bastão da candidatura do PT oficialmente à Presidência da República para Fernando Haddad entre segunda (10) e terça-feira (11). Será no momento em que Haddad visitar Lula na prisão em Curitiba, no Paraná.
De acordo com a Reuters diz ter recebido de fontes do tema, o ex-presidente deve entregar-lhe uma carta para ser lida em público tornando Haddad o ‘cabeça de chapa’ do PT e oficializando Manuela D’Ávila como candidata a vice-presidente.

Essa seria uma programação prévia sujeita a alterações por causa dos possíveis resultados das liminares do PT no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sendo assim, se as duas liminares foram negadas, segue-se o ritual apresentado. Até mesmo para cumprir o prazo dado pelo TSE, até terça-feira, para apresentação do substituto de Lula na chapa, após o registro de candidatura ter sido indeferido.

Ainda segundo fontes do PT à Reuters, caso seja seguido o plano, Manuuela e Haddad aparecerão com artistas e intelectuais no Teatro da Universidade Católica (Tuca), em São Paulo, em evento de apresentação das candidaturas. E o projeto inclui colocar a transição de Lula para Haddad no guia eleitoral da terça-feira. A ideia é que seja usada uma gravação feita por Lula antes de ser preso, tornando Haddad o novo candidato a presidente.

Outra fonte do PT disse não haver nada agendado, mas contou que foi pedido que não houvesse compromissos listados para Haddad na segunda e terça-feira.

Haddad esperava um sinal mais claro de Lula para a transição, segundo Reuters, mas ele teria ficado irritado com o indeferimento pelo TSE e pediu que o partido recorresse o quanto fosse possível.

Ainda conforme as fontes, em conversa com os advogados, Lula foi convencido de que, mesmo com liminar no STF, o partido poderia ter toda a chapa derrubada caso insistisse com mais recursos para sua candidatura.

Segundo fontes declararam à Reuters, o argumento foi de que a liminar concedida pelo STF pode garantir o registro do ex-presidente por um momento, mas, sendo ela derrubada a partir do dia 18 de setembro, o PT não poderia colocar substituto e ficaria excluído da disputa eleitoral. O prazo máximo para que partidos troquem candidatos é dia 17 de setembro.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Lula, Gervásio e Macron

Integrante da comitiva e recepção a Macron, Gervásio comemora acordos entre Brasil e França

João Pessoa, turismo, foto site do governo da pb

Paraíba atinge média de 88% de ocupação hoteleira no feriadão

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa