Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Justiça manda Prefeitura de Cuité nomear aprovado para cargo de cuidador

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Buscando dar celeridade na condução dos feitos processuais, a 2ª Vara Mista de Cuité julgou, em apenas 30 dias, o Mandado de Segurança nº 0800687-54.2020.8.15.0161. Na sentença, o juiz Fábio Brito de Faria determinou que o Município de Cuité nomeie e dê posse a Gabriel Lucas Franca Bezerra no cargo público de Cuidador. Ele obteve a 1ª colocação no concurso público realizado em 2019. Conforme a parte autora, das nove vagas ofertadas oito foram preenchidas de maneira precária por servidores temporários, o que faz surgir o direito à nomeação de acordo com a jurisprudência.

O Município apresentou informações, alegando, em síntese, que vem promovendo as nomeações dentro de um cronograma razoável, em razão da realidade financeira e que o certame foi homologado em 02/10/2019, estando em plena validade. Disse, ainda, que o quadro de instabilidade decorrente da Pandemia de Covid-19 não sugere que ocorram nomeações nesse momento. Por fim, afirmou que todas as contratações temporárias estão de acordo com as normas da Lei Municipal nº 281/1992.

Na decisão, o magistrado destacou que ficou provada a preterição ilegal ao candidato pelo fato de o município contar com vários servidores contratados em regime precário, sem que houvesse justificativa para a contratação extraordinária. “Embora na via estreita do Mandado de Segurança não seja possível aferir a legalidade de todas as contratações temporárias, a situação extrema permite concluir, sem margem de dúvidas, que o candidato aprovado em primeiro lugar do concurso, para o qual foram ofertadas nove vagas, é preterido ilegalmente quando há oito servidores prestando serviço em caráter precário em funções essenciais e permanentes da Administração Pública, revelando situação extrema de ilegalidade”, ressaltou.

O juiz Fábio Brito de Faria revelou que só foi possível julgar o processo no prazo de 30 dias porque todos os servidores da unidade têm se empenhado em adiantar ao máximo os processos que não dependem de audiência, com verificação diária de prazos e movimentação célere entre o cartório e o gabinete. “Nesse período de dificuldades para a realização de audiências e cumprimentos de mandados, adotamos desde o início da Pandemia a estratégia de antecipar ao máximo os processos que não precisam de atos presenciais para o seu andamento. Com essa tática já sentenciamos cerca de 400 processos e arquivamos mais de 500 feitos, o que representa aumento de cerca de 50% em relação ao mesmo período do ano passado. Assim, com o retorno dos atos presenciais poderemos dar atenção especial a esses processos que estão sobrestados”, enfatizou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Valdiney Gouveia, eleição

Valdiney Gouveia deseja “sorte e sabedoria” a Terezinha e Mônica

Energia, Consumo de energia

Em tempos de calorão, confira mitos e verdades para evitar desperdício de energia

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

tales-almeida-presidio

Exoneração do diretor do presídio de Cajazeiras é publicada; Tales Alves segue preso

terezinhamonicavencem

Terezinha e Mônica são as mais votadas na UFPB, que mantém Valdiney em 3º

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte