Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Justiça atende MP e determina que Estado não exija diploma na fase de inscrição de concurso da PGE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Justiça concedeu tutela de urgência pedida pelo Ministério Público da Paraíba e determinou que o Estado da Paraíba se abstenha de exigir o Diploma de Bacharel em Direito para a inscrição preliminar dos candidatos ao concurso público da Procuradoria-Geral do Estado (Edital nº 1-PGE/PB/2021). A liminar foi requerida através da Ação Civil Pública 0822272-40.2021.8.15.2001, ajuizada pelo promotor de Justiça Ricardo Alex Almeida Lins.

Na decisão, a juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Ivanoska Maria Esperia Gomes dos Santos, determinou ainda que o Estado restabeleça os dias transcorridos até a data de cumprimento da tutela provisória, prorrogando-se o prazo final da fase de inscrição preliminar com a publicização quanto à desnecessidade de apresentação do diploma de bacharel em Direito nesta etapa do concurso.

Ainda conforme a decisão, caso esse restabelecimento de prazo interfira gravemente no cronograma previsto (sobretudo na data para a realização da prova objetiva), o Estado deve restabelecer prazo menor do que o transcorrido, desde que razoável, considerando a facilitação das inscrições por meio de sítio eletrônico, sem prejuízo da publicização pela desnecessidade de apresentação do diploma.

A ACP decorre de inquérito civil público instaurado a partir de notícia anônima à Ouvidoria do MPPB, relatando possível irregularidade na Resolução 02/2019, aprovada pelo Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba (CSPGE-PB). O documento estabelece, no inciso II do §2º de seu artigo 5º, que os candidatos no concurso público para procurador do Estado devem comprovar a condição de conclusão do curso de Direito, no momento da inscrição. No entendimento do MPPB, tal exigência deve ser feita apenas na ocasião da posse dos aprovados, justamente porque a Súmula nº 266 do Superior Tribunal de Justiça diz que o diploma ou habilitação legal para o exercício do cargo deve ser exigido na posse e não na inscrição para o concurso público.

 

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Karla Pimentel, Conde

Aprovados em concurso do Conde farão protesto porque prefeita se recusa a homologar resultado

1715353690663e385a6ee68_1715353690_3x2_lg

Cavalo Caramelo tem quadro estável após resgate e recebe tratamento para desidratação

irpf

Faculdade promove mutirão gratuito do Imposto de Renda no Shopping Tambiá neste sábado

idosaaereo (1)

Coração Paraibano: Idosa sofre infarto em Bananeiras e é transferida pelo transporte aéreo para o Hospital Metropolitano

crmv1 (1)

CRMV-PB aprova programa de controle populacional de animais em Monteiro e Vista Serrana

joaoplaca

João Azevêdo entrega escolas e anuncia novos investimentos em Cachoeira dos Índios e Bom Jesus

praia-de-cabo-branco-683x388

Operação flagra Bar do Cuscuz e outros estabelecimentos jogando esgoto na orla

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas neste final de semana

Estágio no MPF

MPF divulga resultado da prova objetiva para estágio em Direito; confira

Paraibano mata ex-namorada no Ceará

Paraibano é julgado no Ceará por matar técnica de enfermagem