Gaeco e NGCSI promovem curso sobre gastos públicos para cidadãos

O Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional (NGCSI) e o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba, em parceria com outros órgãos, promoverão um curso sobre investigação de gastos públicos destinado a cidadãos, que também serão orientandos a se valerem de ações populares para a responsabilização de gestores.

A capacitação tem o objetivo de formar cidadãos com capacidades analíticas e conhecimento necessário para buscar e interpretar dados e informações sobre a gestão pública, inclusive, utilizando ferramentas desenvolvidas na maratona de programação promovida pelo Ministério Público, o HackFest.

Além dessa garimpagem de material que facilita a investigação dos gastos de órgãos públicos, a capacitação também apontará caminhos que os cidadãos poderão percorrer para a responsabilização dos gestores. Dentro dessa perspectiva, serão treinados para, por exemplo, aviarem ações na Justiça para o questionamento de despesas públicas que entenda ilícitas.

O curso será ministrado por membros do MPPB e dos órgãos parceiros, a exemplo do Ministério Público Federal (MPF), Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU). Será feito em duas etapas, uma a distância (online) e outra presencial. Os critérios e detalhes das inscrições, data do curso e a programação completa deverão ser divulgados nos próximos dias.

Gaeco e NGCSI promovem curso sobre gastos públicos para cidadãos

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.