Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Entrei em 2024 sem nunca ter ouvido a Palavra do Ano de 2023

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Dicionário Oxford, de língua inglesa, tem uma tradição: eleger a Palavra do Ano. A escolha é feita com base nas pesquisas realizadas pelas pessoas em meio virtual e também no impacto do termo na sociedade. O anúncio da expressão que marcou 2023, segundo o dicionário, foi feito na primeira semana de dezembro passado, mas eu só a descobri há poucos dias: rizz.

Não foi a primeira vez que o Oxford elegeu uma palavra que foge ao meu repertório cultural. Em 2022, por exemplo, a palavra escolhida foi goblin mode, expressão coloquial para “um comportamento que é assumidamente preguiçoso, de uma forma que rejeita as normas sociais”, conforme reportagem da CNN Brasil.

Já o termo anunciado como o mais representativo de 2019, eu conheço bem: “emergência climática” (okay, okay, você pode estar pensando, são duas palavras; mas essa foi a escolha da publicação). Já em 2020, quando o mundo todo sofreu com a pandemia de covid-19, o Dicionário Oxford decidiu não escolher uma palavra, mas diversos termos, dentre os quais blursday (quando os dias da semana se confundem entre si); e infodemic (dado o excesso de informações sobre a pandemia). 

Sobre rizz, a tal Palavra do Ano, eu nunca tinha lido ou ouvido falar. Por isso, fui pesquisar mais na internet sobre o termo. Conforme o jornal Público, de Portugal, a palavra de 2023 tornou-se viral depois que o ator inglês Tom Holland (Peter Parker/Homem-Aranha nos cinemas) afirmou, ao ser provocado em uma entrevista ao Buzzfeed, que não tinha nenhum “rizz”.

Mas afinal, o que essa palavra significa? “Rizz é gíria para charme, estilo ou atratividade”. O jornal Público ainda explica que tal termo também está associado à capacidade de atrair alguém de forma romântica ou sexual. 

Mas de onde essa palavra saiu? Das redes sociais. O termo em inglês, li em reportagem da CNN Brasil, é derivado da palavra “carisma” na mesma língua (charisma). Ou seja, isso mostra que a língua, seja de que lado for do globo, é viva e está sempre em movimento, em constante mutação, como a própria sociedade. Mais: na matéria da CNN Brasil, aprendi também que rizz pode ser usado como verbo: “rizz up” (que significa atrair ou conversar com uma pessoa)”.

Até chegar a rizz como Palavra do Ano, os pesquisadores da Oxford University Press elegeram, inicialmente, oito palavras finalistas, que foram apresentadas em pares concorrentes para escolha do público. Depois, restaram quatro termos: além de “rizz”, “prompt” (instrução dada a um programa de inteligência artificial que influencia o conteúdo que ele cria); “situationship” (que significa uma parceria romântica que não é considerada formal ou estabelecida); e “Swiftie”  (nome dado a quem é fã da cantora Taylor Swift).

A maioria dessas palavras me diz muito pouco. A exceção fica para “prompt”, porque tenho lido muito sobre inteligência artificial. Mas o fato de “rizz”, “situationship” e “swiftie” não me afetarem diz menos dessas palavras e da escolha do público e mais de mim. Afinal, isso pode ser um indício de que estou vivendo em uma bolha — e ela não é lúdica, feita de uma mistura de água, sabão e alegria — e que preciso me abrir mais ao novo. Daí vem a lição que tiro de tudo isso: precisamos olhar para o mundo e para os outros sob um prisma diferente, livre de barreiras e de preconceitos. Tenhamos ou não rizz

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

cachorro marley resgatado galo na cabeca

Cachorro é resgatado com “galo” na cabeça e tutora faz campanha para custear internação

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada_

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada

panta

Auditoria do TCE-PB dá parecer sobre São João de Santa Rita e Prefeitura diz que festa está mantida

Nível das águas do Guaíba continua em queda FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Nível das águas do Guaíba, no Rio Grande do Sul, continua em queda

computador estudos FOTO Pixabay

Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

giuceliaazul

Giucélia Figueiredo, ex-presidente do Crea-PB, lança candidatura a conselheira federal e promete transformação

dinheiro_real FOTO Pixabay

Adolescente confessa envolvimento em roubo de R$ 20 mil após invasão a obra em João Pessoa

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio FOTO santo andre depressao

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Polícia pende investigados por roubos a político, comerciantes e proprietários rurais em Mamanguape

Luciano Cartaxo 2

Ex-prefeito Luciano Cartaxo é internado em João Pessoa