Audiência no TCE debaterá cortes do Governo Federal no orçamento das universidades

Será nesta quarta-feira, a partir das 14h30, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a audiência pública proposta pelos deputados estaduais Ricardo Barbosa, Cida Ramos e Estela Bezerra, para discutir a crise nas universidades públicas resultante do corte no orçamento imposto pelo governo federal.

Os reitores das três instituições federais de ensino superior confirmaram presença, além de estudantes, professores e servidores. A audiência coincide com a paralisação das universidades neste dia 15 de maio.

O corte de 30% nas verbas de custeio das universidades significa uma redução de R$ 100 milhões no orçamento deste ano para as três instituições paraibanas. O maior corte recai sobre a UFPB, com quase metade do orçamento perdido.

“As universidades públicas realizam um papel estratégico no desenvolvimento do país que está sendo ignorado”, protestou Ricardo Barbosa. Além do funcionamento básico dessas instituições – contas de água, energia, serviços de limpeza, manutenção etc. -, o corte atinge duramente as pesquisas científicas. Para se ter uma ideia do prejuízo para a sociedade, 99% das pesquisas no país são realizadas por instituições públicas, especialmente as universidades.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.