Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Tavinho é escolhido presidente do ‘Parlamento Metropolitano’

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Por unanimidade, os presidentes de câmaras municipais reunidos na tarde de hoje na Capital paraibana escolheram o vereador pessoense Tavinho Santos (PTB) para ser o primeiro presidente do Parlamento Comum da Região Metropolitana de João Pessoa (Parlacrem-JP), a ser instalado no próximo dia 5 de junho. O ‘Parlamento Metropolitano’ será composto de uma Comissão Executiva, com oito membros titulares, e um Conselho Fiscal, com três integrantes.

Tavinho, além de presidente municipal do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) na Capital e líder na Câmara pessoense do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), é o idealizador do Parlacrem-JP.

A Comissão Executiva terá um mandato de dois anos, sendo proibida a reeleição dos seus membros para o mesmo cargo. Ela será incumbida dos trabalhos deliberativos e dos serviços administrativos do Colégio de Comissões e do Colegiado Pleno. Ela terá a seguinte composição: presidente (que deverá ser ocupada por Tavinho Santos), primeiro-vice-presidente, segundo-vice-presidente, secretário-geral, primeiro-secretário, segundo-secretário, primeiro-tesoureiro e segundo-tesoureiro. Já o Conselho Fiscal será constituído por três membros e seus respectivos suplentes, eleitos pelo Colegiado Pleno.

Essa estrutura foi definida no início da tarde desta quarta-feira pelos vereadores representantes dos 12 municípios que integram a Região Metropolitana de João Pessoa. Além de dezenas de vereadores, o encontro contou com a presença de oito presidentes de Câmaras: Durval Ferreira (PP), de João Pessoa; José Marcos Frazão (PSB), de Mamanguape; Ednaldo Santana (PR) – Ednaldo do É Delícia –, de Santa Rita; Mizael Martinho (DEM) – Fofinho –, de Bayeux; Rivaldo Júnior (PR), de Cruz do Espírito Santo; Manoel Braga (DEM) – Manoel do Posto –, de Alhandra; José Muniz (PSDC), do Conde; e Wellington França (PDT) – Leto –, de Cabedelo.

Outros três presidentes – das câmaras municipais de Lucena, Pitimbu e Rio Tinto – justificaram suas ausências e enviaram representantes. Já a Câmara de Caaporã não foi contactada a tempo.

No encontro de presidentes, ainda ficou definido que a instalação do ‘Parlamento Metropolitano’ acontece no dia 5 de junho, numa cerimônia a ser realizada às 10h, no Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte.

Os presidentes de câmaras voltarão a se reunir na próxima terça-feira (19), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para discutir e aprovar o Estatuto do Parlamento Comum da Região Metropolitana de João Pessoa, o Parlacrem-JP.

O Parlacrem – O ‘Parlamento Metropolitana’ será um fórum permanente de discussões de políticas públicas, envolvendo os municípios que fazem parte da Região Metropolitana de João Pessoa, nas áreas de infra-estrutura, saúde, educação, turismo, além de outros.

A Região Metropolitana de João Pessoa foi criada por meio da lei complementar estadual 59/2003 e compreende, oficialmente, os municípios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mamanguape e Rio Tinto. Tavinho defende que municípios como Alhandra, Caaporã e Pitimbu, pelos seus potenciais turísticos e econômicos, também façam parte da Região Metropolitana, através de modificação da lei.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

chuva agua FOTO Pixabay_

Paraíba inicia semana com alertas de acumulado de chuva

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

faxineira limpeza FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 447 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Dia D contra a gripe - mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Cineasta Toni Venturi FOTO redes sociais

Cineasta Toni Venturi morre aos 68 anos; velório será na Cinemateca

irã FOTO Pixabay

Helicóptero com presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sofre acidente

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Aposta de Casserengue ganha prêmio na Mega-Sena

porto alegre RS FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

estrutura sao joao santa rita pb_

Prefeito sinaliza que vai descumprir recomendação do TCE-PB e realizar São João ‘milionário’

viaturas policia militar

Polícia localiza fugitivo em área de caatinga após troca de tiros em Malta