Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Thoma rebate Ludgério e diz que denúncia é maldosa e improcedente

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O discurso feito ontem à tarde pelo líder de Oposição na Assembleia Legislativa, Manoel Ludgério (PDT), motivou a emissão de uma nota no dia de hoje redigida pelo Procurador Geral do Município de Campina Grande. Fábio Thoma afirma que as denúncias de irregularidades em contrato com a empresa de Luciano Arruda da Silva são improcedentes e estaria a isenção da administração comprovada no mesmo relatório do Tribunal de Contas do Estado que o parlamentar citou como fonte para sua fala.

Em resumo, Thoma nega que a empresa vencedora da seleção para fornecer material para construir cisternas tivesse como área de atuação a venda de ração animal. Segundo Thoma, a venda de ferragens é um dos ramos de atividades da companhia. Ele também diz que a síntese do relatório do TCE é a de isentar a Prefeitura de responsabilidade nas denúncias, que são consideradas improcedentes.

Confira a íntegra da nota.

NOTA

 

A respeito da infundada e irresponsável “denúncia” do senhor deputado Manoel Ludgério, que ocupou espaços na tribuna da Assembléia Legislativa da Paraíba e na imprensa paraibana para tecer mentiras e tentar enganar a todos com suas maldosas e infundadas ilações, só tenho a lamentar a total e completa falta de informação – para não dizer excesso de maldade pura – do parlamentar, ao afirmar ter tido acesso a relatório do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba que, segundo ele, confirmaria as inverdades patrocinadas pelo presidente da AL, Arthur Cunha Lima e seu grupo, contra a administração municipal em Campina Grande.

Falo com a responsabilidade de quem recebeu o relatório dos auditores do TCE-PB e viu, pasmem, que o documento diz exatamente o contrário do que o parlamentar tentou repassar com suas mentiras e maldades, já que considera a denúncia “IMPROCEDCENTE”. Diferente do ilustre deputado, que afirmou ter o documento em mãos mas não o mostrou aos colegas da AL e aos jornalistas, esta nota se baseia no relatório e reproduz os trechos que dizem respeito ao que o parlamentar citou. Observem os trechos do relatório, assinado pelos auditores André Agra G. de Lira e Cristina Mori Maciel, que dizem respeito ao que afirmou o irresponsável deputado Manoel Ludgério:

Com relação à “denúncia” de que a empresa vencedora da licitação na construção das cisternas comercializava ração para animais domésticos, o relatório dos auditores do TCE afirma, na página n.º 357 do Processo TC n.º 04835/2005:

“A afirmação (…) foi solucionada com duas pesquisas, a primeira lendo acuradamente o contrato social registrado na JUCEP e a segunda consultando a página da Comissão Nacional de Classificação (CONCLA) que classifica a atividade secundária da empresa Luciano Arruda Silva – ME na subclasse 5215-9/02 que inclui estabelecimentos que oferecem variedade de linhas de mercadorias, constando ferragens como sendo uma delas (fls.324). Assim, a suposta divergência existente entre o objeto licitado e a participação de pessoa jurídica que não pertencia ao ramo pertinente, está devidamente esclarecida”.

Com relação à “denúncia” do deputado Arthur Cunha Lima, feita com grande estardalhaço, com transmissão ‘ao vivo’ de emissoras e todo o circo armado, o relatório do TCE diz, simplesmente, que ela foi tomada com base em depoimento falso. Isso mesmo, um depoimento falso, na conclusão dos auditores. Uma atitude irresponsável e maldosa, contra uma administração que se pauta pela seriedade com o trato do dinheiro público, como provam as obras realizadas na cidade. Vejam o que diz o relatório dos auditores do TCE sobre esse assunto, na página n.º 376 e seguintes, no mesmo processo:

“A denúncia formulada pelo Deputado Estadual Arthur Paredes Cunha Lima fundamenta-se em dois documentos, o primeiro deles trata-se de depoimento cuja autoria é atribuída ao Sr. Luciano Arruda Silva, que venceu a maioria dos itens da licitação, modalidade pregão, realizada pela PMCG. Daquele termo extrajudicial de declaração registrado em cartório o denunciante extraiu as partes consideradas mais graves. O segundo documento também é um depoimento, cujo autor seria o Sr. Thiago Cristóphanes Soares Santos.

Como a denúncia do nobre deputado teve como arcabouço aqueles mencionados depoimentos, o primeiro de Luciano Arruda Silva foi extensamente debatido e o segundo de Thiago Cristóphanes Soares Santos apurou-se ser falso. O órgão de instrução observa que não há no processo protocolado sob o n.º 06531/07 requisitos de que devem se revestir uma denúncia, pois não está acompanhada de começo de prova das irregularidades ou ilegalidades que possam ser apuradas pelo TCE-PB, conforme o art. 2.º da Resolução Normativa RN TC 02/2006.

Conclusões

A auditoria considera a denúncia IMPROCEDENTE pelos motivos expostos ao longo da presente análise”.

As provas estão aí, ao contrário do que fez o nobre deputado, quando verbalizou sem se preocupar em tentar fundamentar as mentiras que soltava, o que não pôde fazer porque simplesmente não poderia, já que o relatório mostra justamente o contrário do que ele tentou passar, irresponsavelmente, para a opinião pública.

Dito isto, podemos afirmar, com certeza, que vergonha deve estar sentindo a cidade, por ter um deputado tão incoerente com os preceitos de uma vida pública voltada para os interesses da coletividade, e não para a mesquinharia e a tentativa de deslustrar a imagem de quem realmente trabalha e prima pela honestidade.

 

Fábio Henrique Thoma

Procurador Geral do Município

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

cachorro marley resgatado galo na cabeca

Cachorro é resgatado com “galo” na cabeça e tutora faz campanha para custear internação

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada_

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada

panta

Auditoria do TCE-PB dá parecer sobre São João de Santa Rita e Prefeitura diz que festa está mantida

Nível das águas do Guaíba continua em queda FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Nível das águas do Guaíba, no Rio Grande do Sul, continua em queda

computador estudos FOTO Pixabay

Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

giuceliaazul

Giucélia Figueiredo, ex-presidente do Crea-PB, lança candidatura a conselheira federal e promete transformação

dinheiro_real FOTO Pixabay

Adolescente confessa envolvimento em roubo de R$ 20 mil após invasão a obra em João Pessoa

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio FOTO santo andre depressao

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Polícia pende investigados por roubos a político, comerciantes e proprietários rurais em Mamanguape

Luciano Cartaxo 2

Ex-prefeito Luciano Cartaxo é internado em João Pessoa