Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governistas derrubam convites para Palocci dar explicações

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Senado rejeitou nesta quarta-feira convites para o ex-ministro Antonio Palocci explicar sua evolução patrimonial nos últimos quatro anos. Em ampla maioria na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, os governistas derrubaram por 14 votos a 7 dois pedidos da oposição para que Palocci explicasse aos senadores as denúncias que o envolvem.

Os requerimentos, que antes da demissão de Palocci eram de convocação do ex-ministro, se transformaram em convites –já que pelo regimento do Congresso o petista só poderia ser obrigado a depor se ainda estivesse no cargo.

Mesmo com a possibilidade de Palocci recusar os convites, a base de apoio da presidente Dilma Rousseff compareceu em peso à reunião da CCJ para rejeitar os dois requerimentos. A oposição, em contrapartida, manteve os pedidos como gesto político numa tentativa de mostrar que a saída de Palocci não encerra a crise no governo.

Os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) protestaram contra a recusa dos requerimentos. "A demissão do ministro não pode se constituir em sentença de absolvição. Não nos exime da responsabilidade de buscar a verdade. Há indícios da maior seriedade e consistência que não foram cabalmente esclarecidos", afirmou Dias.

Para Randolfe, a demissão de Palocci deixa lacunas que precisam ser respondidas pelo Legislativo. "Creio que até senadores da base têm perguntas a serem feitas. A sociedade brasileira quer ouvi-las."

Em defesa de Palocci, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) disse que os convites "perderam o objeto" com a saída do ex-ministro. "Nós podemos contestar, manter a posição política, mas isso é uma coisa absolutamente sem sentido."

Para o senador petista Jorge Viana (AC), Palocci está pagando uma "conta alta do ponto de vista moral", por isso não cabe ao Congresso chamá-lo para esclarecer as denúncias. "Não tem sentido, a não ser em prejuízo à agenda do Congresso e do país, o Senado se prender a um tema que está muito bem colocado à disposição do Ministério Público Federal."

CPI

Além de insistir nos convites para Palocci prestar esclarecimentos, a oposição promete manter a ofensiva na coleta de assinaturas para instalar CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o crescimento do patrimônio do ex-ministro.

Os oposicionistas têm 20 das 27 assinaturas necessárias para que a comissão seja instalada no Senado, mas o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) anunciou que vai retirar sua adesão com a saída de Palocci.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS), que havia prometido assinar o requerimento, disse também não ver mais motivos para a instalação da comissão –o que na prática deve inviabilizar a sua instalação.

Sem a adesão de governistas, a oposição não tem número suficiente de parlamentares para tirar a CPI do papel.

"Por que não ouvi-lo no Senado? O Congresso, especialmente através de CPIs, tem se constituído parceiro das autoridades judiciais. Não podemos aceitar colocar debaixo do tapete a sujeira que possa existir", afirmou Dias.

 

Folha Online

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

cachorro marley resgatado galo na cabeca

Cachorro é resgatado com “galo” na cabeça e tutora faz campanha para custear internação

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada_

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada

panta

Auditoria do TCE-PB dá parecer sobre São João de Santa Rita e Prefeitura diz que festa está mantida

Nível das águas do Guaíba continua em queda FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Nível das águas do Guaíba, no Rio Grande do Sul, continua em queda

computador estudos FOTO Pixabay

Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

giuceliaazul

Giucélia Figueiredo, ex-presidente do Crea-PB, lança candidatura a conselheira federal e promete transformação

dinheiro_real FOTO Pixabay

Adolescente confessa envolvimento em roubo de R$ 20 mil após invasão a obra em João Pessoa

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio FOTO santo andre depressao

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Polícia pende investigados por roubos a político, comerciantes e proprietários rurais em Mamanguape

Luciano Cartaxo 2

Ex-prefeito Luciano Cartaxo é internado em João Pessoa