Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MP pede que DENASUS informe repasses para o Fundo de Saúde

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público da Paraíba solicitou ao Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DENASUS) informações sobre os repasses e transferências de recursos feitos pelo Ministério da Saúde para o Fundo Estadual de Saúde. O DENASUS fará um levantamento sobre todas as verbas que vieram para a Paraíba de janeiro a dezembro de 2010 e de janeiro a abril deste ano para serem aplicados na área hospitalar nos casos de média e alta complexidade, ou seja, na parte de cirurgias e atendimentos de urgência e emergência.

A solicitação foi feita hoje pelo procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, e pela promotora de Justiça Adriana Amorim, coordenadora do Centro Operacional de Apoio à Saúde, à diretora do DENASUS na Paraíba, Edna Maria de Sousa. A representante do órgão ligado ao Ministério da Saúde garantiu que até a próxima terça-feira deverá entregar esses dados ao Ministério Público da Paraíba.

Segundo a promotora Adriana Amorim, o Centro Operacional de Apoio à Saúde quer fazer um diagnóstico da problemática existente no Estado quanto a rede hospitalar, em especial, com relação ao Hospital de Emergência e Trauma em João Pessoa e os Hospitais Regionais de Patos e Campina Grande. Para isso, a promotora e o procurador-geral de Justiça mantiveram um primeiro contato com o Conselho Regional de Medicina (CRM), que apontou alguns problemas que estariam tornando a Saúde do Estado um caos, a exemplo dos relacionados aos plantões médicos, hospitais de retarguarda e a dificuldade do diálogo entre os médicos e a Secretaria da Saúde. Nesta sexta-feira foi a vez do DENASUS e, na segunda-feira, os representantes do Ministério Público querem uma conversa com o secretário de Saúde do Estado, Waldson Sousa.

“Nós já ouvimos o CRM e o DENASUS para sabermos que pontos seriam os causadores dessa demanda reprimida que existe hoje na Capital e nos maiores hospitais no interior do Estado. Então, traçamos essa estratégia de  tentar fazer o diagnóstico e, em seguida, tentar cobrar do gestor a resolutividade dessa questão que está afligindo a comunidade paraibana”, explicou a coordenadora do Caop da Saúde.

Ela informou que o DENASUS se comprometeu, através da senhora Edna, de repassar dados sobre as transferências de recursos, fundo a fundo, do Ministério da Saúde para o Fundo Estadual de Saúde. Com esses dados em mãos, disse Adriana Amorim, o Caop da Saúde vai, consequentemente, fornecer aos órgãos de execuções que têm os hospitais públicos estaduais dentro de sua esfera de atuação.

Auditoria nos Hospitais – Quanto a possibilidade do DENASUS realizar uma auditoria específica no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, no Hospital Regional de Patos e no Hospital Regional de Campina Grande, a diretora do Departamento Nacional de Auditoria do SUS, Edna Maria Sousa, disse que dependerá de um pedido formal do Ministério Público da Paraíba. “Uma auditoria quantitativa e qualitativa para fazer um levantamento das causas e dos problemas que afligem esses nosocômicos terá que ser formalizada pelo Ministério Público”, afirmou.

A oficialização do pedido, segundo a promotora de Justiça Adriana Amorim, dependerá de uma conjunção de esforços da Procuradoria Geral de Justiça e dos órgãos de execução. “O Caop da Saúde dará todo apoio necessário para que isso seja efetivado. Mas temos que ver de quem é a competência para agir em determinados casos. Por se tratar de verba federal, temos que ver quem pode fazer esse tipo de solicitação, se o Ministério Público Federal ou o Estadual. Nós vamos analisar tudo isso”, garantiu a promotora.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

cachorro marley resgatado galo na cabeca

Cachorro é resgatado com “galo” na cabeça e tutora faz campanha para custear internação

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada_

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada

panta

Auditoria do TCE-PB dá parecer sobre São João de Santa Rita e Prefeitura diz que festa está mantida

Nível das águas do Guaíba continua em queda FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Nível das águas do Guaíba, no Rio Grande do Sul, continua em queda

computador estudos FOTO Pixabay

Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

giuceliaazul

Giucélia Figueiredo, ex-presidente do Crea-PB, lança candidatura a conselheira federal e promete transformação

dinheiro_real FOTO Pixabay

Adolescente confessa envolvimento em roubo de R$ 20 mil após invasão a obra em João Pessoa

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio FOTO santo andre depressao

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Polícia pende investigados por roubos a político, comerciantes e proprietários rurais em Mamanguape

Luciano Cartaxo 2

Ex-prefeito Luciano Cartaxo é internado em João Pessoa