Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MP envia à AL projeto sobre programa que incentiva aposentadoria

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Foram entregues, na tarde da última quinta-feira (22), na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba dois Projetos de Lei de autoria do Ministério Público estadual (MPPB). Um eles versa sobre a criação do Programa de Aposentadoria Incentivada de Servidores, que foi idealizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão do MPPB (Seplag), com a participação da Associação e Sindicato dos Servidores. O outro versa sobre modificações na Lei Estadual 8.102/2006, que criou o Fundo de Direitos Difusos (FDD), para que os recursos arrecadados sejam melhor aproveitados.

As minutas dos projetos foram entregues pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, ao presidente da APLP, o deputado estadual Gervásio Maia. Presenciaram essa entrega o 1° sub-procurador-geral de Justiça, Alcides Jansen; o secretário-geral do MPPB, Antônio Hortêncio Rocha Neto; o promotor de Justiça, Alley Escorel, que coordena o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e da Criança e do Adolescente e o procurador da APLP, Aníbal Peixoto. Gervásio informou que vai solicitar regime especial de urgência urgentíssima na tramitação dos dois projetos, que devem passar por comissões temáticas para, em seguida, serem apreciados em Plenário pelos deputados estaduais.

Antes de serem encaminhadas ao Legislativo, as duas minutas foram submetidas à apreciação do Colégio de Procuradores de Justiça e aprovadas, por unanimidade, na última sessão ocorrida na segunda-feira (19).

O PL que institui o Programa de Incentivo à Aposentadoria de Servidores do MPPB permite que até 30 servidores que já têm condições de se aposentar possam ser beneficiados. Depois de aprovada a lei, será publicado edital com os critérios para participar do programa.

Já o PL que modifica dispositivos do FDD permite que sejam destinados diretamente ao Fundo Especial do Ministério Público 30% dos valores arrecadados para dar cumprimento ao pagamento de perícias, capacitação e aparelhamento finalístico do MPPB. As alterações foram discutidas e aprovadas anteriormente pelo Conselho Gestor do FDD, que é integrado por representantes de diversos órgãos, como Assembleia Legislativa, Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Paraíba; Procuradoria-Geral do Estado; Associação Paraibana do Ministério Público, Colégio de Procuradores do MPPB e Conselho Superior do MPPB.

Após a entrega, Gervásio Maia convidou os membros do MPPB a visitar as obras de reforma da Assembleia Legislativa. O prédio, segundo ele, foi construído na década de 1970 e passa por modificações internas para garantir, dentre outras coisas, acessibilidade à população, sobretudo às pessoas com deficiência.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

IMG_8120

Maio Amarelo: João Azevêdo destaca conscientização e rigor nas fiscalizações de trânsito

Corpo de Bombeiros da PB

Corpo de Bombeiros envia equipe para ajudar nas buscas e salvamentos no RS

Artur Lima foi condenado por matar ex-namorada

Homem é condenado a 23 anos de prisão por matar ex-namorada no Cariri

Chuvas no Rio Grande do Sul

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

Luciano Cartaxo e Cida Ramos

PT nacional adia para o final de maio definição sobre eleições em João Pessoa

Estuprador de Santa Rita, Tibiri

Investigado por 12 estupros, ‘maníaco de Tibiri’ deixa hospital e vai para o PB1

Luciano Cartaxo 2

PT Nacional retira de pauta decisão sobre João Pessoa, mas deve confirmar candidatura de Cartaxo

Chuvas, RS

Com 78 mortos e 105 desaparecidos no RS, FAB usa drones para encontrar isolados

PRF e Polícia Civil, forças de segurança da PB

Forças de segurança fazem operação contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

PRF fiscalização

Dois motociclistas e um passageiro morrem em acidentes em rodovias federais na PB