Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

I Salão Internacional do Livro é aberto oficialmente na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Até o próximo dia 28, João Pessoa será a Capital Mundial do Livro. Foi aberto às 11h desta sexta-feira (20), no Espaço Cultural José Lins do Rego, o 1º Salão Internacional do Livro da Paraíba. São 80 mil títulos de mais de 500 editoras que participam da grande feira de livros. O Governo do Estado, o Ministério da Cultura, o Sebrae e diversos parceiros são os realizadores do mega evento cultural que funciona das 10h às 21h. A entrada é gratuita. Confira a agenda de atividades: café literário, arena cultural, arena infantil, visitação escolar, oficinas, workshops, palestras, cinema, teatro, música e sessões de autógrafos.

O secretário da Educação e Cultura do Estado, Francisco Sales Gaudêncio, representando o governador José Maranhão,  parabenizou o trabalho de todos os envolvidos no evento, realizando o sonho de quem quer o crescimento dos paraibanos, com leitura, com educação de qualidade. Parabenizou o Sebrae e o subsecretário estadual de Cultura, David Fernandes, pelo empenho para que o Salão Internacional do Livro tenha êxito. Sales Gaudêncio ressaltou que o evento é uma oportunidade grandiosa para alunos e professores das escolas públicas e privadas da Paraíba.

O subsecretário estadual de Cultura, David Fernandes, revelou que a realização do 1º Salão Internacional do Livro é a coroação de uma forte ação do governo na cadeia produtiva do livro e da leitura. O Estado, no Governo atual, zerou o déficit de bibliotecas públicas na Paraíba. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, em 2009 quinze municípios paraibanos não tinha biblioteca pública e hoje todos os 223 municípios dispõem deste importante equipamento de leitura. E as últimas quinze cidades também ganharam estação digital.

O Governo do Estado também moderniza 25 bibliotecas públicas municipais. No Ministério da Cultura encontra-se um projeto do Governo da Paraíba visando a distribuição de livros clássicos de autores paraibanos ao custo de R$ 1 real, cada. David Fernandes destacou que o Salão poderá se tornar um dos mais importantes do país, com o intercâmbio de autores, editores, livreiros, e principalmente os leitores.

O superintendente do Sebrae Paraíba, Júlio Rafael, avaliou que o Salão Internacional do Livro é um evento da mais alta importância porque o Brasil precisa avançar nos indicadores de leitura, e indicadores de educação. Ele acredita que após o pontapé inicial o evento se repetirá regularmente na Paraíba, ajudando a melhorar os indicadores de leitura na Paraíba e no País.

O presidente da Fundação Espaço Cultural, Maurício Burity, afirmou que é uma honra que a Funesc esteja sendo sede de tão grande evento de leitura, onde a população tem a oportunidade de ter contato com as maiores editoras do Brasil.

O jornalista e escritor paraibano radicado em São Paulo, José Nêumanne Pinto, visitou o Salão Internacional do Livro e revelou ter ficado impressionado com a dimensão do evento. “Acho que é um resgate da própria história da Paraíba, que foi sempre ligada à palavra, ao texto, e à palavra imprensa, ao jornal,  ao folheto e ao livro, acho que é um resgate da verdadeira vocação paraibana”, declarou.

O presidente da Academia Paraibana de Letras, Juarez Farias, lamenta que o Salão ainda seja o primeiro, porém, “é receber com alegria. As crianças e jovens virão ao evento e poderão ver o quanto se produz de idéias, de lições e de estímulo para que o país possa ser mais forte, e possa evoluir, e restamos realizando um trabalho magnífico”, declarou o acadêmico. A bibliotecária da Universidade Federal da Paraíba, Marília Mesquita Guedes Pereira, é uma das pessoas idealizadoras do Salão do Livro, projeto sonhado há quinze anos. Ela foi homenageada na abertura do evento pelos secretários Sales Gaudêncio e David Fernandes. Marília afirmou que a leitura é para todos e convida os paraibanos, crianças, jovens, adultos e idosos a visitar a feira.
 

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

cachorro marley resgatado galo na cabeca

Cachorro é resgatado com “galo” na cabeça e tutora faz campanha para custear internação

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada_

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada

panta

Auditoria do TCE-PB dá parecer sobre São João de Santa Rita e Prefeitura diz que festa está mantida

Nível das águas do Guaíba continua em queda FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Nível das águas do Guaíba, no Rio Grande do Sul, continua em queda

computador estudos FOTO Pixabay

Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

giuceliaazul

Giucélia Figueiredo, ex-presidente do Crea-PB, lança candidatura a conselheira federal e promete transformação

dinheiro_real FOTO Pixabay

Adolescente confessa envolvimento em roubo de R$ 20 mil após invasão a obra em João Pessoa

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio FOTO santo andre depressao

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Polícia pende investigados por roubos a político, comerciantes e proprietários rurais em Mamanguape

Luciano Cartaxo 2

Ex-prefeito Luciano Cartaxo é internado em João Pessoa