Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Avanço do mar em Baía da Traição já “engoliu” mais de cem imóveis

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Câmara Municipal (CMBT) e a Prefeitura de Baía da Traição (PMBT), município do litoral norte da Paraíba, com aproximadamente nove mil habitantes e distante a 92 quilômetros da capital, João Pessoa, estão mobilizadas e elaborando um projeto técnico a ser encaminhado aos governos federal e estadual que prevê a recuperação de áreas da orla da cidade e a tentativa de barrar ou minimizar o avanço do mar no local.

Na sexta-feira (24), os vereadores e o prefeito Serginho Lima (União Brasil) realizaram mais uma vistoria à Praça José Barbosa (conhecida popularmente como Praça Central), seguida de uma reunião administrativa para tratar do problema. A Praça José Barbosa (na foto) é uma das áreas que vêm sendo “engolidas” pelo avanço do mar em Baía da Traição.

O vereador Ronaldo do Mel (sem partido) informa que a mobilização para a vistoria foi feita pelo presidente da Câmara, Antônio Carlos de Lima (Cidadania), e pelo prefeito. “O presidente e o prefeito convidaram todos os vereadores para fazermos uma visita à praça, para juntos traçarmos possíveis soluções”, diz Ronaldo, enfatizando: “Temos que ir atrás dos recursos, pois nosso município é de pequeno porte, e precisamos de reforço dos governos estadual e federal”.

Ele ainda relata: “Temos que resolver ou amenizar o avanço do mar, que tem feito muito estrago em toda a cidade”, adiantando que tanto a Prefeitura quanto a Câmara estão mobilizadas para ir em busca de ajuda financeira. “Vamos também procurar nossos deputados federais e senadores. A bancada federal da Paraíba é de extrema importância para isso”, avalia Ronaldo do Mel, informando que os deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) também serão procurados. “Estamos elaborando o projeto e vamos correr atrás”.

O avanço do mar em Baía da Traição tem ocorrido em toda a orla, mas os estragos mais graves estão na área urbana. Mais de cem imóveis já foram destruídos ou estão sendo “engolidos” pelo mar e a situação vem se agravando. Nos estudos preliminares, técnicos teriam adiantando que uma das saídas seria a colocação de gabiões na orla central da cidade. E os custos para esse projeto que vem sendo discutido e elaborado devem ficar em torno de R$ 1,5 milhão.

Um gabião ou cestão é um tipo de estrutura armada, flexível, drenante e de grande durabilidade e resistência. Os gabiões são produzidos com malha de fios de aço doce recozido e galvanizado, em dupla torção, amarradas nas extremidades e vértices por fios de diâmetro maior. São preenchidos com seixos ou pedras britadas. Ele funciona como “uma barreira” para amenizar o avanço das águas do mar.

“Pode ser que colocando os gabiões o mar recua. Mas isso só quem vai garantir, ou não, são os estudos técnicos que irão estar no projeto”, diz Ronaldo do Mel, que também responde pela vice-presidência da mesa diretora da Câmara Municipal de Baía da Traição. Com cerca de 90% do seu território dentro de reservas indígenas dos potiguaras, o município de Baía da Traição integra a Região Metropolitana do Vale do Mamanguape.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

cachorro marley resgatado galo na cabeca

Cachorro é resgatado com “galo” na cabeça e tutora faz campanha para custear internação

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada_

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada

panta

Auditoria do TCE-PB dá parecer sobre São João de Santa Rita e Prefeitura diz que festa está mantida

Nível das águas do Guaíba continua em queda FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Nível das águas do Guaíba, no Rio Grande do Sul, continua em queda

computador estudos FOTO Pixabay

Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

giuceliaazul

Giucélia Figueiredo, ex-presidente do Crea-PB, lança candidatura a conselheira federal e promete transformação

dinheiro_real FOTO Pixabay

Adolescente confessa envolvimento em roubo de R$ 20 mil após invasão a obra em João Pessoa

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio FOTO santo andre depressao

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Polícia pende investigados por roubos a político, comerciantes e proprietários rurais em Mamanguape

Luciano Cartaxo 2

Ex-prefeito Luciano Cartaxo é internado em João Pessoa