Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

PSB formaliza pedido de providências contra desrespeito a advogados

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O coordenador jurídico da Coligação Uma Nova Paraíba, Ricardo Sérvulo, informou hoje ao Parlamentopb que entregou na última quarta-feira, 17, à Ordem dos Advogados do Brasil seccional Paraíba (OAB-PB) um ofício no qual cobra providências sobre dois episódios de desrespeito às prerrogativas dos advogados ocorridos durante a campanha eleitoral. Antes disso, na semana passada, Sérvulo já havia se reunido com o vice-presidente da OAB-PB, Bruno Veloso, e relatado a queixa. Naquela ocasião, Bruno o orientou a encaminhar, por escrito, a reclamação sobre ambos os episódios.

O primeiro caso relatado pelo coordenador jurídico do PSB foi a abordagem feita por alguns policiais militares a advogados da Coligação Uma Nova Paraíba na noite de 23 de outubro no bairro São José, em Campina Grande. Naquela oportunidade, o juiz Alberto Quaresma, da 17.ª Zona Eleitoral de Campina Grande, autorizara o acesso dos fiscais da Justiça Eleitoral à residência n.º 240 da Rua Major Belmiro, porque havia recebido uma denúncia de suposto crime eleitoral . No local, os fiscais encontraram uma grande quantidade de tecido na cor laranja, em processamento de corte, mas nenhuma irregularidade foi constatada.

Os policiais militares, contudo, revistaram os advogados do PSB e entraram em atrito com policiais federais que também estiveram no local. Os PMs quiseram revistar uma viatura da Polícia Federal e a confusão foi parar na sede da PF campinense, que chegou a emitir uma nota confirmando o episódio.

Depois disso, no final da noite de 30 de outubro, vários policiais militares, sem mandado, cercaram o escritório jurídico do PSB de João Pessoa, no bairro dos Estados. Os policiais não chegaram a entrar, mas cercaram a rua onde fica o escritório e acompanharam um grupo de fiscais da Justiça Eleitoral. Mesmo sem autorização judicial, os fiscais tiveram acesso ao prédio por permissão do advogado Ricardo Sérvulo e não encontraram qualquer sinal de irregularidade

"Nós entendemos que esses dois fatos são da maior gravidade e representam dois flagrantes desrespeitos aos direitos constitucionais dos advogados em pleno exercício da profissão. Já encaminhamos a reclamação à OAB da Paraíba e vamos reportar o ocorrido também à OAB Nacional. A eleição passou, é época de paz na Paraíba, mas absurdos como estes não devem se repetir", destacou o advogado Ricardo Sérvulo.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

‘Festa da Adoção’ tenta aproximar crianças e adolescentes de pessoas aptas a adotar

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Anteriores

cd409bcb-f599-48d2-84eb-61a4e448d783

Município de Areia registra ocupação de quase 100% para o mês de São João

chuva ceu nublado FOTO LucasIsidio

Semana começa com alerta de chuvas intensas para João Pessoa e outros 11 municípios

Dois homens são presos com armas em operação de reforço na divisa entre PB e Pernambuco

Dois homens são presos com armas em operação de reforço na divisa entre PB e Pernambuco

atendimento trabalho FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 350 vagas de emprego em 10 municípios

rio grande do sul enchente 2024 FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Número de mortes causadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul sobe para 169

Imposto deRenda, Imagem Joédson Alves-Agência Brasil

Prazo para declarar o Imposto de Renda termina na sexta-feira

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem 25 apostas ganhadoras na Mega-Sena

Brasília (DF) 11/04/2023 Fachada do palácio do Supremo Tribunal Federal (STF) Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

STF prorroga cotas raciais em concursos até Congresso votar nova lei

rabaul_papua nova guine FOTO Pixabay

Agência da ONU estima 670 mortes após deslizamento de terra em Papua-Nova Guiné

rio agua FOTO Pixabay

Homem tenta salvar bezerro em açude na Paraíba e morre afogado