Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Canal Brasil exibe longa paraibano ‘O seu amor de volta’, de Bertrand Lira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A partir do dia 9 de março, quinta-feira, o longa paraibano O seu amor de volta (mesmo que ele não queira), dirigido por Bertrand Lira, começa a ser exibido na grade linear do Canal Brasil. O documentário ainda está no menu das plataformas Net/Claro, Vivo e Oi. Outras exibições estão agendadas para dia 13 (segunda), dia 21 (terça) e 22 (quarta). A programação dos meses seguintes ainda será divulgada. O amor perdido e a crença no poder da magia, das cartas e dos búzios para trazê-lo de volta compõem o quadro de histórias deste documentário. Para abordar esse universo, quatro personagens relatam suas desventuras amorosas e são colocados frente a frente com cartomantes e videntes que poderão apontar uma saída para suas vidas.

Para o cineasta e professor Bertrand Lira, a venda do seu documentário para o Canal Brasil e outras plataformas se deu com a realização, no ano passado, do Festival Internacional de João Pessoa (FestincineJP), promovido pelo setor de audiovisual da Funjope. “Tivemos agenda com diversas players, inclusive a Globoplay que se interessou em adquirir o nosso filme e conhecer outros projetos meus, um em parceia com a Extrato de Cinema, produtora de O seu amor de volta. Foi uma excelente oportunidade para cineastas e produtores paraibanos de audiovisual.”

O amor e suas desventuras com seus percalços tortuosos da busca pela realização amorosa são o fio condutor dos relatos que organizam a narrativa de Seu amor de volta (mesmo que ele não queira), documentário de longa-metragem dirigido e roteirizado por Bertrand Lira. Para abordar esse universo, cartomantes e videntes são convocados para usar os seus dons metafísicos a favor dos personagens. Cartas, búzios, banhos de ervas, oferendas são as armas mágicas recomendadas na jornada dessas personagens reais: um maquiador e professor de artes; uma travesti, professora de português, e duas atrizes, que vivem e trabalham na capital da Paraíba, no nordeste brasileiro. Seus relatos são entrecortados por consultas a cartomantes e pais de Santo que vão prever o futuro deles, aconselhá-los no que diz respeito à sua vida afetiva.

Sobre a personagem Laura de Jezebel, alter ego de William Muniz, e sua saga amorosa com Pântano, pseudônimo de seu grande amor, ele diz: “Foi através de Laura que eu vivi tanta coisa. Laura foi a forma que eu me encontrei de viver minha vida como mulher. Laura é mulher, Laura não é transexual. A Laura que eu escrevo é mulher ou eu tento colocá-la como mulher, eu tento exercitar e criar como mulher, porque desde criança ser mulher para mim era muito mais glamuroso.”

Nessa abordagem, as personagens são convocadas a encenarem seus próprios papéis (“auto-encenação”), em ações e situações provocadas pelo diretor durante o processo de realização, a exemplo das consultas nos “consultórios sentimentais”. Aqui, elas foram capturadas pela câmera “ignorando” sua presença, a exemplo do que ocorre num filme de ficção ou num documentário de estilo observacional. O relato de histórias para uma cartomante é o elo entre as personagens cujas histórias são entrecruzadas na montagem.

Para Bertrand Lira, trabalhar esse tema era uma necessidade. “Por que essa nossa obsessão para ser amar e ser amado por uma pessoa que ainda nem conhecemos na sua plenitude? Seria esse desejo fruto de um condicionamento social? Uma necessidade natural já impressa no nosso DNA? Por que dependemos tanto de outra pessoa para a nossa própria realização afetivo-emocional?” No entender do diretor, o documentário não pretende responder essas questões mas, através das histórias de perda e frustração, tenta colocar a questão em debate.

Filmado entre abril e junho de 2017, em João Pessoa, O seu amor de volta é o segundo documentário de longa-metragem do diretor (o primeiro foi O rebeliado, realizado em 2009) e de uma única ficção, de curta-metragem, A poeira dos pequenos segredos (2014). É fruto do Edital Prêmio Walfredo Rodriguez de Produção Audiovisual 2014/2015, uma parceria da Funjope/Prefeitura Municipal de João Pessoa – e Governo Federal (Agência Nacional de Cinema – ANCINE/Secretaria do Audiovisual – SAV).

O documentário tenta fazer o espectador se reconhecer nesses fragmentos de histórias e divagações que não se constituem uma narrativa acabada, mas momentos de vidas, lacunas a serem preenchidas pelo espectador a partir de suas próprias vivências, numa proposta aos modos de um filme ensaio, com um ponto de partida definido mas sem a certeza de uma chegada.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada_

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada

panta

Auditoria do TCE-PB dá parecer sobre São João de Santa Rita e Prefeitura diz que festa está mantida

Nível das águas do Guaíba continua em queda FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Nível das águas do Guaíba, no Rio Grande do Sul, continua em queda

computador estudos FOTO Pixabay

Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

giuceliaazul

Giucélia Figueiredo, ex-presidente do Crea-PB, lança candidatura a conselheira federal e promete transformação

dinheiro_real FOTO Pixabay

Adolescente confessa envolvimento em roubo de R$ 20 mil após invasão a obra em João Pessoa

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio FOTO santo andre depressao

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Polícia pende investigados por roubos a político, comerciantes e proprietários rurais em Mamanguape

Luciano Cartaxo 2

Ex-prefeito Luciano Cartaxo é internado em João Pessoa

alexandre de moraes ministro STF FOTO rosinei coutinho STF

Moraes mantém prisão de delegado acusado do assassinato de Marielle