Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Pacheco é reeleito em meio a discussão de Veneziano com Girão por causa de anúncio de voto; veja

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) discutiu hoje à noite com o colega Eduardo Girão (Podemos) durante a sessão que acabou reelegendo Rodrigo Pacheco (PSD) por 49 votos contra 32 na presidência do Senado. Girão, que havia renunciado à sua candidatura em favor do ex-ministro Rogério Marinho (PL) queria mostrar a cédula de seu voto e foi avertido pelo paraibano que a votação era secreta e o regimento não permitiria o anúncio de voto.

“Eu estou aqui desde 2019. Nós entramos juntos, vários colegas aqui. Nós tivemos duas eleições, em que dezenas de Senadores mostraram o voto e não aconteceu esse tipo de intimidação que essa Presidência está fazendo aqui. Isso não pode acontecer. O brasileiro já tem uma imagem desta Casa que a gente precisa recuperar juntos, independentemente de quem ganhar. Faz parte do jogo democrático, independentemente de quem ganhar. Agora, a gente colocar, no início disso, uma penumbra, numa eleição em que todo mundo… O brasileiro está mobilizado, pedindo para os Senadores votarem em aberto. Vota quem quer – vota quem quer. Agora, o senhor proibir de a gente mostrar o voto, dizendo que vai anular o voto, já vai começar mal. Já vai começar mal”, reclamou Girão.

“Senador Eduardo, eu não vou tomar a sua provocação, para não dizer agressão, dirigindo-se à Mesa, a dizer que nós… Estamos aqui a não ser com aquilo que sempre fomos. Meu perfil sempre me caracterizou da maneira como esse Colegiado bem o sabe. Eu estou trazendo informações que V. Exas. sabem tanto quanto eu, regimentalmente, que é uma votação secreta. Fui questionado por S. Exa. Senador Alessandro Vieira no tocante àquele ou àquela que desejar fazer o anúncio do seu voto. Eu apenas registrei que muito melhor seria que assim não fosse feito para garantir o processo harmonioso e previsto pelas regras regimentais. Não há absolutamente nada desta Mesa, senão continuar o processo que nos leve à definição que todos nós desejamos ter, Senador Eduardo Girão”.

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) continuará no comando do Senado no biênio 2023/2024. escolha foi feita após a posse dos 27 eleitos em outubro, de acordo com procedimentos definidos pelo Regimento Interno. A votação, secreta e realizada em cédulas de papel, foi comandada pelo atual vice-presidente Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e exigiu a presença da maioria absoluta dos parlamentares, ou seja, 41, mesmo número necessário para a escolha do presidente. Se nenhum deles obtivesse tal marca, haveria novo turno de votação.

Falta definir agora o restante da Mesa, da qual fazem parte também o primeiro e segundo-vice-presidentes e primeiro, segundo, terceiro e quarto-secretários com seus suplentes. A escolha será feita em nova reunião preparatória, prevista para esta quinta-feira (2), às 10h.

 

 

 

com Agência Senado

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

cachorro marley resgatado galo na cabeca

Cachorro é resgatado com “galo” na cabeça e tutora faz campanha para custear internação

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada_

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada

panta

Auditoria do TCE-PB dá parecer sobre São João de Santa Rita e Prefeitura diz que festa está mantida

Nível das águas do Guaíba continua em queda FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Nível das águas do Guaíba, no Rio Grande do Sul, continua em queda

computador estudos FOTO Pixabay

Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

giuceliaazul

Giucélia Figueiredo, ex-presidente do Crea-PB, lança candidatura a conselheira federal e promete transformação

dinheiro_real FOTO Pixabay

Adolescente confessa envolvimento em roubo de R$ 20 mil após invasão a obra em João Pessoa

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio FOTO santo andre depressao

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Polícia pende investigados por roubos a político, comerciantes e proprietários rurais em Mamanguape

Luciano Cartaxo 2

Ex-prefeito Luciano Cartaxo é internado em João Pessoa