Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

TJPB publica editais para credores de precatórios do Estado e Município de João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Tribunal de Justiça da Paraíba publicou no Diário da Justiça eletrônico (DJe) dessa terça-feira (06), os Editais nº 03/2022, de convocação aos interessados em celebrar acordo direto de precatórios com o Estado da Paraíba, e nº 04/2022 destinado aos credores de precatórios do Município de João Pessoa, inscritos perante o TJPB.

Os credores de precatórios interessados em realizar acordos com o Estado da Paraíba deverão formalizar as propostas exclusivamente de maneira eletrônica, por meio do site www.pge.pb.gov.br, de 23 de janeiro a 03 de março de 2023. Já os credores interessados em realizar acordos com o Município de João Pessoa deverão formalizar as propostas exclusivamente de maneira eletrônica, através do e-mail [email protected], de 23 de janeiro a 10 de fevereiro de 2023.

Conforme o respectivo edital, são elegíveis todos os precatórios de responsabilidade de pagamento pelo Estado da Paraíba (administração direta e indireta) ou do Município de João Pessoa, inscritos junto ao TJPB, de natureza alimentar ou comum, abrangidos os precatórios de todos os orçamentos. Conforme dispõe o Edital, somente será possível negociar a totalidade do crédito que o respectivo credor detém no precatório.

“As propostas aprovadas pela Câmara de Conciliação de Precatórios serão organizadas de acordo com a ordem cronológica de expedição do precatório. No caso de precatórios com múltiplos credores, onde o valor disponível não é suficiente para pagamento a todos, serão observados critérios de desempate tais como ser portador de doença grave; maior de 60 anos; pessoa com deficiência e ordem crescente de valor”, explicou o juiz auxiliar da Presidência, Giovanni Magalhães Porto, responsável pelo setor de precatórios.

Os pedidos de acordo que, após a organização da lista final em ordem cronológica, superarem o saldo disponível em conta, serão indeferidos pelas Câmaras de Conciliação do Estado e do Município de João Pessoa e poderão ser submetidos novamente, por ocasião da publicação de novo edital.

A Gerência de Precatórios alerta que não é solicitado, em nenhuma hipótese, qualquer depósito bancário para liberação de valores. “Essa prática constitui tentativa de golpe aplicado contra credores de precatórios”, observa o gerente Higor Leal.

De acordo com a gerência, o pagamento de precatórios segue um rito com diversas fases. Publicado o edital, o credor pode fazer sua inscrição, que será analisada pela Câmara de Conciliação. Em seguida os cálculos são atualizados pela Gerência de Precatórios do Tribunal de Justiça, a proposta do credor é apreciada em audiência na Câmara de Conciliação de Precatórios e é dado um prazo de cinco dias úteis para impugnação. Esgotado o prazo segue para homologação pelo juiz das homologações de precatórios, Antonio Carneiro, e uma vez homologado é dado um novo prazo de cinco dias úteis para impugnação. Por fim, segue para a Presidência do TJ homologar e determinar o pagamento.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

giuceliaazul

Giucélia Figueiredo, ex-presidente do Crea-PB, lança candidatura a conselheira federal e promete transformação

dinheiro_real FOTO Pixabay

Adolescente confessa envolvimento em roubo de R$ 20 mil após invasão a obra em João Pessoa

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio FOTO santo andre depressao

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Polícia pende investigados por roubos a político, comerciantes e proprietários rurais em Mamanguape

Luciano Cartaxo 2

Ex-prefeito Luciano Cartaxo é internado em João Pessoa

alexandre de moraes ministro STF FOTO rosinei coutinho STF

Moraes mantém prisão de delegado acusado do assassinato de Marielle

joaomamanguape (1)

João Azevêdo anuncia mais de R$ 50 milhões de investimentos durante audiência do ODE em Mamanguape

Jackson e Couto

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

pollyanaabrigo

Governo da Paraíba lança editais para investimentos em projetos na área social e em abrigos de idosos

carteira de trabalho

Taxa de desocupação na Paraíba cai para 9,9% no primeiro trimestre de 2024