Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ministros prestigiam posse de Fátima Bezerra na presidência do TRE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará e o desembargador Silmar Fernandes, vice-presidente, compareceram hoje à tarde ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba para prestigiar a posse da desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão como presidente do TRE da Paraíba. Além de Laurita, primeira mulher a presidir o STJ, os ministros Herman Benjamin, Benedito Gonçalves, Maria Claudia Bucchianeri e Fátima Nancy Andrighi participaram de maneira remota da solenidade. Também estiveram na sessão solene iniciada às 15h30 o governador do Estado, João Azevêdo (PSB), o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), o prefeito da capital, Cícero Lucena (PP), o presidente da OAB-PB, Harrison Targino e diversas outras autoridades.

Fátima Bezerra Maranhão é a segunda mulher a presidir a corte eleitoral paraibana. Maria das Graças Morais Guedes foi a primeira. Fátima foi ainda a primeira mulher a presidir o Tribunal de Justiça da Paraíba. E o protagonismo feminino foi ressaltado na saudação feita à nova presidente pelo juiz Roberto D’Horn Moreira Monteiro da Franca Sobrinho.

“A senhora é uma mulher de profunda religiosidade e isso marca sua personalidade. Também é atenta a como pode colaborar com seus colegas e convida a todos a uma gestão participativa e não fica apenas na coordenação, mas bota a mão na massa”, disse a procuradora regional eleitoral, Acácia Suassuna, também a primeira mulher representante do MPF no TRE-PB.

Em entrevista à imprensa, a nova presidente do TRE paraibano disse que sua posse era simbólica para o protagonismo feminino: “Quando venho ocupar a cadeira de presidente do TRE, eu divido essa honra com todas as mulheres trabalhadoras desse estado”.

Fátima evitou anteriormente assumir a presidência do TRE paraibano em virtude de seu casamento com um político influente no Estado: o senador José Maranhão, que faleceu vítima de complicações da Covid-19 em fevereiro de 2021. “Eu só estou hoje na presidência do TRE porque José Targino Maranhão está no plano espiritual, mas eu preferia não estar aqui, mas tê-lo ao meu lado. Mas, sou grata a Deus, que sabe de tudo. Eu ficava sempre observando a caminhada dele como deputado, governador e senador e recuava às vezes na minha”, comentou a presidente. “Estou aqui para servir”, enfatizou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Anteriores

Jackson e Couto

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

pollyanaabrigo

Governo da Paraíba lança editais para investimentos em projetos na área social e em abrigos de idosos

carteira de trabalho

Taxa de desocupação na Paraíba cai para 9,9% no primeiro trimestre de 2024

crecicarteira

Novos corretores de imóveis recebem orientações sobre resoluções e documentação cartorária

ruycidade

Risco de inundação em João Pessoa ameaça 6 mil moradias, diz Ruy

cansada

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Luiz Couto 2024

Luiz Couto diz que Cartaxo tem maior densidade eleitoral e mais chance na disputa

Chuvas em JP dia 17

João Pessoa tem chuvas de 35,58 mm em 12 horas e Defesa Civil monitora áreas de risco

João Azevêdo 26

STF acata ação de João e suspende mudanças no prazo de pagamento de emendas parlamentares

Elefanta Lady (1)

Elefanta Lady, que viveu na Bica, morre aos 52 anos em santuário no MT