Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

TCE-PB rejeita as contas de Lucena referentes ao exercício de 2019

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Tribunal de Contas do Estado, reunido em sessão ordinária por videoconferência, nesta quarta-feira (30), aprovou as contas de 2019 das prefeituras de Juripiranga, Queimadas, São João do Rio do Peixe, Pilões e Matinhas. Do mesmo exercício, o Pleno rejeitou a Prestação de Contas do município de Lucena, sob a responsabilidade do prefeito Marcelo Sales de Mendonça, face às irregularidades apontadas pela Auditoria.

O relator do processo de Lucena (nº 08086/20) foi o conselheiro Arnóbio Alves Viana, que em seu voto detalhou as  irregularidades levantadas pelo órgão técnico da Corte, destacando as que ensejaram a reprovação, no caso, a falta de recolhimento de contribuições previdenciárias, déficit financeiro, gastos com pessoal acima do limite da LRF e não cumprimento do percentual mínimo de 25% para os gastos em educação.

Provimento Parcial – O Pleno decidiu pelo conhecimento parcial, apenas para reduzir os débitos imputados, em relação aos recursos de reconsideração interpostos pelos ex-gestores do Programa Empreender/PB – referente ao exercício de 2014 (proc. 04091/15), e do Lifesa – Laboratório Industrial Farmacêutico do Estado da Paraíba (proc. 08791/19), quando do julgamento das contas de 2018.

O Colegiado deu provimento ao recurso impetrado pelo prefeito municipal de Alcantil, José Milton Rodrigues, para desconstituir a decisão anterior (Acórdão APL-TC-00072/21), e emitir parecer pela aprovação das contas relativas ao exercício de 2019. Rejeitado foi o recurso interposto pelo ex-prefeito de Belém do Brejo do Cruz, Germano Lacerda da Cunha, referente ao parecer contrário sobre as contas de 2015.

Conduzida pelo presidente, conselheiro Fernando Rodrigues Catão, o TCE realizou sua 2313ª sessão ordinária para apreciar uma pauta com 20 processos.

Na formação do quorum estiveram presentes os conselheiros Nominando Diniz Filho, Arnóbio Alves Viana e André Carlo Torres Pontes. Também os substitutos Antônio Cláudio Silva Santos, Oscar Mamede Santiago Melo e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público de Contas esteve representado pelo procurador geral Manoel Antônio dos Santos Neto.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes