Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MPPB celebra termo de cooperação para fiscalizar e adequar vaquejadas no Estado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 

O Ministério Público da Paraíba celebrou, nesta terça-feira (27), um termo de cooperação técnica a fim de adequar a realização de vaquejadas à legislação, bem intensificar a fiscalização, principalmente, no que concerne à proteção e defesa animal. O acordo foi assinado pela Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq), pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Defesa (Sedap) e pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV/PB). O órgão ministerial deixou claro que não está dando anuência à prática e que, mesmo não sendo vedada na Paraíba, a atividade continuará sujeita às restrições impostas pelas autoridades sanitárias em decorrência da pandemia de covid-19.

A celebração do termo de cooperação aconteceu na sala de sessões dos colegiados na sede do MPPB, na Capital, e foi presidida pelo 2º subprocurador-geral de Justiça, José Roseno Neto, sendo acompanhado pelos procuradores Alvaro Gadelha Campos (corregedor-geral) e Francisco Sagres Macedo Vieira (que atua na área criminal) e pelo promotor de Justiça Raniere da Silva Dantas, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Saúde, Meio Ambiente e Consumidor. O evento teve a participação dos representantes do CRMV, Adriano Fernandes Ferreira e David Ferreira dos Santos; da Sedap, Rubens Tadeu Nóbrega, e da Abvaq, Valter Trigueiro Junior.

Os membros do Ministério Público e representantes das instituições discutiram sobre os problemas gerados pela atividade, mas também sobre sua importância cultural e econômica, já que gera renda e empregos. De acordo com o CRMV, na Paraíba, há cerca de 50 parques de vaquejadas, que realizam em torno de 100 eventos por ano, sendo que nem todos estão autorizados. Foi unânime a preocupação com os que não seguem as normas sanitárias e de proteção aos animais e todos concordaram com a necessidade de se intensificar a conscientização e a fiscalização para a regularização dos parques dispostos a observar a legislação e as normas e o fechamento dos que não as seguem.

Ressalva, legislação e pandemia

O Ministério Público da Paraíba ressaltou que a assinatura do termo não significa a anuência dos membros à prática, dada a autonomia funcional de cada promotor de Justiça na área de sua atuação, mas busca que, nos locais em que se entenda que não há impedimento à sua realização, sejam obedecidas as normas que resguardam os animais, e em especial ao que está previsto na Lei Federal 13.873/19 e na Lei Estadual 11.140/2018.

Ainda para não gerar um entendimento equivocado, o termo de cooperação ressalta que “no período da pandemia covid-19, a realização de vaquejadas somente deve ser permitida em consonância com os decretos das autoridades sanitárias do Estado e dos municípios, devendo ser observado, também, o Protocolo Novo Normal – Prática Esportiva de Vaquejada e Exposição Agropecuária, expedido pela Secretaria Estadual de Saúde”.

Como será a cooperação 

A cooperação técnica consiste em obrigações por parte de cada instituição compromissada. Ao MPPB, por meio do CAO do Meio Ambiente, caberá o desenvolvimento de ações de articulação junto aos promotores de Justiça que atuam nas áreas onde há vaquejadas para uma atuação com vistas à proteção e defesa animal. À Sedap e ao CRMV caberá a realização de fiscalizações nas vaquejadas, informando acerca das que autorizarem à Abvaq.

Já à Abvaq se comprometeu a divulgar constantemente em seu sítio eletrônico (www.abvaq.com.br), a relação atualizada das vaquejadas autorizadas pela associação, CRMV e Sedap, inclusive com as numerações referentes às autorizações e os locais de suas realizações. A instituição também deverá desenvolver ações permanentes de orientação junto aos parques, para que seja observado o regulamento, informando  sobre o descumprimento das normas ao representante local do Ministério Público.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva agua FOTO Pixabay__

Paraíba inicia semana com alerta de chuvas e ventos fortes para todas as regiões

arthur lira presidente camara FOTO lula marques agencia brasil

Arthur Lira defende proposta para limitar ações no STF

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB__

Homem é preso suspeito de fazer filho refém em João Pessoa

Banco do Nordeste

Mais de 400 mil candidatos fazem provas do concurso do Banco do Nordeste neste domingo

preso FOTO Pixabay

Polícia Civil prende, em Patos, suspeito de matar ex-namorada em Cabedelo

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem quase 20 apostas premiadas na Mega-Sena

_viatura pcpb FOTO Ascom PCPB

Polícia conclui inquérito sobre jovens encontrados mortos em estrada no Sertão da PB

incendio pousada em porto alegre

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

luizcoutofrente

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande