Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Defesa Civil do Estado orienta população sobre chuvas intensas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Defesa Civil Estadual orienta as populações que residem em áreas consideradas de risco a ficarem atentas às chuvas previstas para as próximas 48 horas, sobretudo no Litoral paraibano. Quem for viajar neste final de semana também deve tomar maiores cuidados nas estradas, em caso de chuva.

O alerta preventivo da Defesa Civil do Estado é com base nas previsões de chuvas anunciadas hoje, pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Existe a possibilidade de chuvas moderadas a fortes nas próximas 48 horas nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral da Paraíba.

Monitoramento – O coronel Sinval Pinheiro Borges, coordenador da Defesa Civil do Estado, orienta que em situações preventivas ou de urgência as pessoas devem – como primeira medida – acionar a Defesa Civil do seu município, ou Corpo de Bombeiros nas cidades onde há unidades dessa corporação, pelo telefone 193. Para contatar a Defesa Civil estadual a população pode ligar para os celulares: 8839-1182 (coronel Sinval) ou 8839-1188 (Brito). No dia-a-dia das atividades do órgão é feito o monitoramento permanente do índice pluviométrico e do nível dos mananciais hídricos do Estado, a partir dos dados da Aesa.

Em caso de estiagem ou enchentes são elaborados, para aprovação pelo Governo do Estado e posterior encaminhamento ao Ministério da Integração Nacional para reconhecimento pelo Governo Federal, decretos de Situação de Emergência e de Calamidade Pública encaminhados pelos governos municipais.

Conscientização – Palestras sobre ações de Defesa Civil são realizadas objetivando a conscientização da população para evitar a ocupação de áreas de risco. Uma outra tarefa é a elaboração de Plano de Trabalho para a contratação de carros pipa que vão suprir a deficiência de água em zona rural.

Também é feita uma articulação com os diferentes órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil, com o encaminhamento de pleitos para viabilizar a perfuração, instalação e recuperação de poços artesianos, aquisição e instalação de dessalinizadores, construção de cisternas de placas e poços amazonas; gestões junto às prefeituras municipais objetivando a implantação, nos municípios, das comissões de Defesa Civil. Em 2009 foi feita a implementação do Programa Emergencial de Abastecimento de Água em 53 municípios.

Reforço – Ao órgão estadual cabe ainda a elaboração e encaminhamento de projetos, para o fortalecimento dos recursos hídricos na área do semi-árido paraibano, tais como: perfuração de poços profundos, construção de poços amazonas, cisternas, barragens subterrâneas e de passagens molhadas com capacidade para retenção das águas.

A atuação permanente junto aos municípios do Estado para o acompanhamento da situação climática, especialmente o problema da falta de água potável na zona rural, é outra função da Defesa Civil do Estado da Paraíba.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

‘Festa da Adoção’ tenta aproximar crianças e adolescentes de pessoas aptas a adotar

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Anteriores

rabaul_papua nova guine FOTO Pixabay

Agência da ONU estima 670 mortes após deslizamento de terra em Papua-Nova Guiné

rio agua FOTO Pixabay

Homem tenta salvar bezerro em açude na Paraíba e morre afogado

Brasília, DF, Brasil: Caixa Econômica Federal. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Concurso da Caixa tem aplicação de provas neste domingo na Paraíba e em outros estados

sergioequeoriga

“Quero Quero” e o discurso contraditório do “agora é oficial”

gleisi1

PT deve anunciar na segunda que postura adotará nas eleições deste ano

matheusmnachtergaele

FestincineJP: saiba tudo sobre festival que vai exibir 42 filmes gratuitos

farmaciairregular (1)

Farmácias irregulares são interditadas em Araruna e Cacimba de Dentro

vacina seringa FOTO Pixabay

Paraíba registra sexta maior taxa de vacinação contra a Covid-19, no primeiro trimestre de 2023

arroz FOTO marcello casal jr agencia brasil

Governo Federal autoriza compra de 1 milhão de toneladas de arroz

chuva FOTO Pixabay

Inmet alerta para chuvas intensas na Grande João Pessoa e Litoral Norte e Sul